A blefaroplastia é uma intervenção cirúrgica esteticamente refinada, projetada para rejuvenescer a área ao redor dos olhos, para proporcionar uma expressão mais descansada e jovial.
Essa cirurgia é meticulosamente planejada para assegurar que os resultados se integrem com suavidade aos traços faciais, conferindo um aspecto renovado que ressalta a harmonia e a naturalidade dos contornos faciais.
Qualquer pessoa pode submeter-se à cirurgia, pois o excesso de pele não está relacionado apenas ao envelhecimento, mas também a fatores genéticos. Aliás, esse procedimento geralmente é associado a outras cirurgias, para promover um resultado mais abrangente na face
Então, se você deseja entender melhor sobre a blefaroplastia, o que é, como o procedimento é realizado e outras informações, acompanhe este conteúdo.
O que é blefaroplastia?
Blefaroplastia, também conhecida popularmente como cirurgia das pálpebras, é um procedimento cirúrgico que rejuvenesce o olhar, corrigindo a aparência inchada e caída das pálpebras. Essas são características que envelhecem o olhar, além de deixá-lo com aparência cansada, e, consequentemente, a face.
Existem 3 tipos de cirurgias:
- Blefaroplastia superior (pálpebra superior);
- Blefaroplastia inferior (pálpebra inferior);
- Blefaroplastia completa (pálpebras superiores e inferiores).
Contudo, é possível realizar os dois procedimentos em uma única cirurgia, com a blefaroplastia completa, caso o médico especializado avalie a necessidade.
Quanto tempo depois da blefaroplastia pode fazer botox?
A recomendação é que o tratamento seja realizado após 1 mês da cirurgia, pelo menos. Contudo, devemos ressaltar que o botox não tem um resultado duradouro, por isso, exige aplicações constantes, além de não corrigir todas as estruturas que foram alteradas pelo envelhecimento.
Além disso, o procedimento é realizado com a toxina botulínica, uma substância que causa paralisia. Se aplicada em uma estrutura sensível, como veias e nervos, que são muito presentes na região dos olhos, pode causar sérias complicações ao paciente, até mesmo cegueira.
Por isso, o ideal é que com a blefaroplastia, você realize outros procedimentos cirúrgicos que oferecem resultados permanentes e corrigem adequadamente os sinais causados pelo envelhecimento.
Como é feita a blefaroplastia?
A blefaroplastia superior é realizada a partir de uma incisão na dobra da pálpebra superior, no sulco palpebral (dobrinha da pálpebra).
Já a blefaroplastia inferior pode ser realizada por uma incisão próxima aos cílios ou por dentro da pálpebra, através da conjuntiva (membrana mucosa).
Os dois procedimentos consistem no ressecamento das estruturas (pele, gordura e músculos) em excesso e do reposicionamento das estruturas flácidas.
Para realizar a cirurgia, o cirurgião plástico aplica medicações anestésicas, para proporcionar mais conforto ao paciente, que pode ser uma anestesia local com sedação ou anestesia geral.
Como falamos no início do texto, o procedimento cirúrgico é geralmente associado a outras cirurgias, como Forehead Lift ou Temporal Lift, para gerar um resultado mais completo, porque, isoladamente, não tem a capacidade de eliminar rugas, como os pés de galinha, ou levantar sobrancelhas caídas.
Entenda melhor sobre cada um destes procedimentos:
- O Forehead Lift (cirurgia da testa) eleva as sobrancelhas em conjunto com a testa e as têmporas, por isso denominamos como suspensão em bloco.
- Já o Temporal Lift (cirurgia das têmporas ou Fox Eyes) eleva toda região lateral do olhar, incluindo as sobrancelhas e a região temporal, proporcionando um olhar mais desenhado.
Ademais, recomenda-se também tratamento complementares com laser, para rejuvenescer a pele, além da recuperação do volume perdido com enxerto de gordura em pacientes mais velhos.
Cuidados antes e depois blefaroplastia
Antes da cirurgia
Por se tratar de estruturas muito delicadas e com pele muito fina, recomenda-se que o paciente tenha alguns cuidados antes da cirurgia, como:
- Ficar de jejum por 8 horas;
- Não consumir bebida alcoólica;
- Suspender o uso do cigarro por pelo menos 30 dias;
- Não aplicar maquiagem ou cremes no dia da cirurgia.
Caso seja necessário, o médico indicará a interrupção de medicamentos que possam gerar complicações ou intercorrências na cirurgia.
Depois da cirurgia
Após a cirurgia, é normal o aparecimento de equimoses (hematomas) e de edema leve (inchaço), contudo, esses sintomas desaparecem rapidamente com a aplicação frequente de compressas geladas sobre a região operada.
Também é esperado que, durante os primeiros dias, os olhos fiquem mais sensíveis. Para proporcionar mais conforto, o médico pode indicar o uso de colírios lubrificantes, colírios com ATB e óculos escuros.
É possível retornar ao trabalho entre 4 a 7 dias, desde que não haja esforço físico e exposição solar. Nesse período, é importante o uso de filtro solar, mesmo em ambientes fechados, para evitar exposição à luz azul.
Veja quais devem ser todos os cuidados no período de recuperação da blefaroplastia:
- Evitar a exposição solar;
- Evitar esforço físico;
- Evitar movimentos e expressões faciais amplas e forçadas;
- Evitar o calor – favorece o edema;
- Realizar compressas úmidas e geladas em toda região central do rosto;
- Usar os colírios indicados por uma semana;
- Beber bastante água;
- Limpar bem todas as incisões, com água e sabonete no banho;
Blefaroplastia: antes e depois
Após a cirurgia, podemos perceber uma melhora no olhar, com pálpebras menos caídas e fechados.
Veja algumas fotos de pacientes do Dr. João Carlos Pereira Filho antes e depois da Blefaroplastia.
Quem pode realizar a cirurgia blefaroplastia?
Homens e mulheres saudáveis estão aptos a realizar a cirurgia. Apesar de muitos pacientes mais velhos demonstrarem interesse na blefaroplastia, por conta de sinais de envelhecimento, pessoas mais novas também podem submeter-se ao procedimento para corrigir o traço hereditário de pálpebras caídas.
Veja quais são as condições que qualificam um bom candidato ao procedimento:
- Pacientes sem condições adversas à cicatrização, não fumantes e que não possuam condições proibitivas à cirurgia;
- Pacientes que apresentem excesso de pele e/ou músculo na pálpebra superior;
- Pacientes com peso no olhar e/ou diminuição do campo de visão por redundância de tecidos;
- Pacientes com excesso de volume nas pálpebras inferiores;
- Pacientes com mau posicionamento da pálpebra inferior;
- Pacientes com expressão cansada e olhar triste.
Onde realizar blefaroplastia?
Para realizar qualquer tipo de procedimento cirúrgico nos olhos ou em qualquer outra região da face e do pescoço, você deve procurar um cirurgião plástico especialista em rejuvenescimento, como o Dr. João Carlos Pereira Filho.
Formado em medicina com 24 anos na PUC-SP, na Faculdade de Medicina de Sorocaba, e nessa mesma instituição realizou residência médica de cirurgia geral e trauma.
Atualmente, é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), membro internacional da American Society of Plastics Surgeons (ASPS) e membro internacional da The Aesthetic Society (ASAPS).
Além disso, faz parte do corpo clínico do Hospital Israelita Albert Einstein e é responsável pela reconstrução de mama do Programa Cuidar, desta mesma instituição.
Desde Janeiro de 2021, tem se dedicado de forma exclusiva às cirurgias de Face Lift, Neck Lift, Brow Lift e Lip Lift para melhorar os contornos das estruturas do rosto e pescoço, buscando melhorar toda a estética e beleza dessas regiões.
Essa dedicação é representada pelas viagens frequentes em busca de conhecimento, seja visitando os cirurgiões que são referências nessas áreas, seja em dissecções, cursos, congressos e encontros internacionais e nacionais.
Conheça mais sobre seu trabalho no perfil do Instagram @drjoaocarlospereiraf e do Youtube Dr. João Carlos Pereira Filho ou agende uma consulta.