A blefaroplastia inferior é uma cirurgia que visa corrigir certos aspectos dos olhos, para melhorar o olhar de forma geral. Contudo, a estética não é sua única finalidade, essa cirurgia também serve para melhorar o campo de visão em determinados casos.
Existem procedimentos não cirúrgicos no mercado, contudo, além de não promoverem um resultado duradouro, podem causar uma aparência deformada no rosto.
Outro problema é que são realizados por profissionais que não têm o conhecimento e qualificação sobre a anatomia da face e, com isso, podem colocar a saúde do paciente em risco.
A anatomia da face é composta por muitos músculos, ligamentos, gordura, nervos e veias. Se algum produto for aplicado incorretamente em uma dessas estruturas, pode causar paralisia facial, inflamações, infecções e até necrose.
Por isso, optar pela realização de uma cirurgia com um cirurgião plástico é a melhor opção para obter um resultado duradouro e satisfatório, que valorize seu olhar.
Além disso, o médico tem conhecimento suficiente para identificar todas as alterações faciais, corrigindo e reposicionando as estruturas de forma segura.
Então, se você quer saber mais sobre a blefaroplastia pálpebra inferior, acompanhe nosso texto!
O que é blefaroplastia inferior?
A blefaroplastia é um procedimento estético e cirúrgico que promove o rejuvenescimento da pálpebra inferior, ou seja, do olhar.
Na cirurgia, o cirurgião plástico resseca estruturas em excesso, como a pele no canto dos olhos, e reposiciona as que estão flácidas, através de uma incisão próxima aos cílios ou por dentro da pálpebra.
Durante a avaliação inicial, o médico identificará a necessidade de realizar a blefaroplastia superior também. Portanto, os dois procedimentos podem ser realizados em uma única cirurgia.
Dessa forma, a blefaroplastia superior e inferior também pode corrigir olhares com aspecto cansado e triste.
Geralmente, esta cirurgia é realizada em conjunto com outros procedimentos cirúrgicos que visam o rejuvenescimento facial no terço superior, como é o caso do Forehead ou Temporal Lift, que suspende essa região.
Como é feita a blefaroplastia inferior?
Para realizar a cirurgia, o médico aplica medicações anestésicas, com possibilidade de ser anestesia local com sedação ou anestesia geral.
Após a medicação, inicia-se uma incisão bem próxima da margem dos cílios ou por dentro, através da conjuntiva dos olhos (membrana mucosa, fina e transparente), para dar acesso ao cirurgião.
Contudo, casos com uma flacidez mais evidente, opta-se pela incisão subciliar (abaixo da linha das sobrancelhas), porque esse acesso permite o ressecamento da pele e do músculo em excesso.
Caso essa não seja a condição do paciente, apresentando apenas flacidez leve e excesso de bolsa de gordura, opta-se pela incisão interna.
Blefaroplastia inferior: tempo de recuperação
A região dos olhos é delicada, por causa das estruturas e da pele fina, por isso, o paciente pode experimentar sensibilidade nos olhos. Por este motivo, indica-se o uso de colírios lubrificantes, como os colírios com ATB, e óculos escuros para proporcionar maior conforto neste período.
Também é comum que apareçam equimoses (roxos) e de edema (inchaço) leve na região. Contudo, por ser uma área bem vascularizada, esses sintomas desaparecem rapidamente.
A recuperação da cirurgia costuma ser rápida, após 4 a 7 dias já é possível retornar ao trabalho. Contudo, é necessário evitar forte exposição solar, e mesmo em dias mais amenos, deve-se aplicar protetor solar, para evitar escurecer as equimoses e as cicatrizes.
Além disso, é preciso ter outros cuidados para evitar complicações com a blefaroplastia inferior durante o pós-operatório. Confira quais são:
- Evitar esforços que aumentem a pressão sanguínea e a frequência cardíaca, já que podem contribuir para o inchaço, sangramento e hematomas;
- Evitar movimentos e expressões faciais amplas e forçadas, para facilitar a recuperação dos tecidos profundos;
- Evitar o calor, porque também contribui para o inchaço;
- Realizar compressas úmidas e geladas em toda região central do rosto, para auxiliar na diminuição do inchaço e das equimoses;
- Utilizar os colírios recomendados por uma semana;
- Manter-se hidratado, para auxiliar na redução do inchaço e na cicatrização;
- Limpar adequadamente todas as incisões, com água e sabonete durante o banho, para prevenir infecções e favorecer a cicatrização;
- Dormir com a cabeceira elevada para prevenir o inchaço.
Blefaroplastia inferior: cicatriz
A incisão da cirurgia é realizada ou próxima à margem dos cílios ou por dentro da própria pálpebra, portanto, a cicatriz da blefaroplastia inferior fica praticamente imperceptível.
A cicatrização geralmente é um processo gradual e natural. Durante o período de recuperação, os sintomas de inchaço e hematoma dão lugar à formação da cicatriz. Por isso é importante continuar seguindo as orientações médicas mesmo após o seu desaparecimento.
No início, o paciente pode sentir um leve desconforto, e até mesmo perceber a presença da cicatriz. Mas, com o tempo, ela tende a ficar mais discreta e menos visível.
Quem pode realizar a cirurgia de blefaroplastia superior e inferior?
O procedimento é indicado para pacientes que atendam a determinados critérios.
Podem realizar o procedimento pacientes saudáveis, sem condições adversas à cicatrização, não fumantes e que não possuam condições proibitivas à cirurgia.
Além disso, são candidatos ideais aqueles que apresentem excesso de pele e/ou músculo na pálpebra superior, peso no olhar e/ou diminuição do campo de visão por redundância de tecidos, excesso de volume nas pálpebras inferiores, mau posicionamento da pálpebra inferior, expressão cansada e olhar triste.
Para garantir os melhores resultados, é fundamental que o paciente seja avaliado por um cirurgião plástico especializado antes de se submeter à blefaroplastia.
Blefaroplastia inferior: antes e depois
Antes da blefaroplastia, muitas pessoas podem se sentir incomodadas com bolsas de gordura, excesso de pele ou olheiras pronunciadas nessa área, o que pode causar uma aparência de cansaço e envelhecimento prematuro.
Após a realização da blefaroplastia inferior, é possível observar uma transformação significativa no rosto do paciente.
As bolsas de gordura são removidas, o excesso de pele é eliminado e as olheiras são suavizadas, resultando em um olhar mais jovem, descansado e rejuvenescido.
A região das pálpebras inferiores fica mais firme e tonificada, conferindo uma expressão mais leve e revitalizada ao rosto.
Veja algumas fotos antes e depois da blefaroplastia superior e inferior, com antes e depois dos pacientes do Dr. João Carlos Pereira Filho.
Blefaroplastia inferior: preço
O valor da blefaroplastia pode variar de acordo com a localidade e a qualificação do cirurgião plástico, levando em consideração também a sua vivência na área.
Realizar um procedimento com profissional especializado em rejuvenescimento facial pode ter um custo a partir de R$ 15 mil.
Onde fazer a cirurgia de blefaroplastia inferior?
Para realizar qualquer tipo de procedimento cirúrgico nos olhos, com o objetivo de rejuvenescer ou corrigir características faciais, você deve procurar um cirurgião plástico especializado em rejuvenescimento da face e do pescoço, como o Dr. João Carlos Pereira Filho.
Formado em medicina com 24 anos na PUC-SP, na Faculdade de Medicina de Sorocaba, e nessa mesma instituição realizou residência médica de cirurgia geral e trauma.
Atualmente, é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), membro internacional da American Society of Plastics Surgeons (ASPS) e membro internacional da The Aesthetic Society (ASAPS).
Além disso, faz parte do corpo clínico do Hospital Israelita Albert Einstein e é responsável pela reconstrução de mama do Programa Cuidar, desta mesma instituição.
Desde janeiro de 2021, tem se dedicado de forma exclusiva às cirurgias de Face Lift, Neck Lift, Brow Lift e Lip Lift para melhorar os contornos das estruturas do rosto e pescoço, buscando melhorar toda a estética e beleza dessas regiões.
Essa dedicação é representada pelas viagens frequentes em busca de conhecimento, seja visitando os cirurgiões que são referências nessas áreas, seja em dissecções, cursos, congressos e encontros internacionais e nacionais.
Conheça mais sobre seu trabalho no perfil do Instagram @drjoaocarlospereiraf e do Youtube Dr. João Carlos Pereira Filho ou agende uma consulta.
Veja também: