O Lifting de sobrancelha é uma cirurgia estética que contribui para o rejuvenescimento facial, ao melhorar o aspecto do olhar.
Essa é uma alternativa ao Temporal Lift (cirurgia das têmporas ou Fox Eyes), cujo procedimento eleva apenas a lateral do olhar.
Já a cirurgia de sobrancelha reposiciona todo o terço médio para uma posição mais superior, movendo todas as estruturas em conjunto.
Portanto, corrige a queda de todas as estruturas provocadas pela flacidez, que decorre do processo de envelhecimento.
Para obter um resultado mais completo, recomenda-se, a partir da avaliação de um cirurgião plástico experiente, a realização desta cirurgia em conjunto a outras, como a blefaroplastia, o Neck Lift e o Face Lift.
Então, se você se incomoda com a aparência do seu olhar, acompanhe o texto para conhecer melhor o Lifting de sobrancelhas (cirurgia de suspensão em bloco), para quem ela é mais indicada, quais são os cuidados pós-operatórios e onde encontrar um cirurgião plástico que realize o procedimento em São Paulo.
O que é Lifting de sobrancelhas?
O Lifting de sobrancelha é a cirurgia de suspensão de sobrancelha em bloco, também conhecida como Forehead Lift ou Brow Lift.
Este procedimento visa melhorar a aparência da região que compreende a testa ao arco zigomático (embaixo dos olhos), pela suspensão do terço superior.
Então, além de elevar as sobrancelhas, a cirurgia também eleva a testa e as têmporas em conjunto, melhorando toda a região frontal.
O procedimento tem o objetivo de melhorar o olhar cansado, sério ou pesado, que pode ocorrer pela dobra de pele do canto dos olhos, puxando o olhar para baixo.
Como resultado, consegue minimizar as linhas de expressão e promover um olhar mais descansado e atraente.
Quando o Lifting de sobrancelhas é recomendado?
A cirurgia de elevação de sobrancelhas é recomendada para indivíduos que apresentam excesso de rugas na testa, por causa da atividade do músculo frontal, e não pelo excesso de pele.
Também indica-se para pessoas que têm a região da testa, sobrancelhas e têmporas caídas, que podem gerar uma expressão cansada, um olhar caído e uma aparência brava.
Do mesmo modo, a cirurgia pode ser realizada em pacientes que desejam recuperar o posicionamento das sobrancelhas, que foi alterado com o envelhecimento. Aliás, o procedimento pode corrigir assimetrias.
Não existe um limite de idade para realizar a cirurgia, mas é necessário que o paciente seja saudável e não apresente condições adversas à cicatrização ou proibitivas à cirurgia.
Entre essas condições, podemos citar tabagismo, diabetes não controlada, doenças autoimunes, doenças cardíacas, infecção na área da operação ou dificuldade de coagulação do sangue.
Leia mais: Cirurgia no rosto para rejuvenescer: quais são as opções?
Como é feita a cirurgia de Lifting de sobrancelhas?
A cirurgia de castanhares, ou Lifting de sobrancelhas, inicia-se com a aplicação de medicações anestésicas, que pode ser feita com anestesia local com sedação ou anestesia geral.
Em seguida, realizam-se 4 incisões de aproximadamente 1,5 cm na região das têmporas e no couro cabeludo. Não é necessário realizar um corte acima dos supercílios, porque a cicatriz pode ficar mais visível.
Depois, o cirurgião disseca as estruturas no plano subgaleal (na região das têmporas) e plano subperiosteal (na região frontal), criando uma ligação entre os acessos.
Após, liberam-se os ligamentos temporais e retentores orbitais, o que permite elevar as estruturas e colocam-se pequenos túneis ósseos para fixar a elevação. Além disso, antes do fechamento, coloca-se um dreno no local, mas que será removido no dia seguinte.
Apesar dessa cirurgia suspender a região das sobrancelhas e corrigir pequenas assimetrias, ela não consegue promover grandes mudanças no seu formato.
Por este motivo, caso seja necessário elevar a cauda da sobrancelha ou deixá-la mais retificada, recomenda-se realizar o Fox Eyes.
Quais são os cuidados pós-operatórios?
Para garantir uma boa recuperação e o efeito esperado do lifting de sobrancelhas, após a cirurgia, o paciente deve seguir algumas recomendações, como:
- Evitar a exposição solar, porque pode pigmentar as equimoses e machucar ainda mais a área do laser;
- Evitar esforços que aumentem a pressão sanguínea e a frequência cardíaca, para não piorar o edema, as chances de sangramento e hematomas;
- Evitar movimentos e expressões faciais amplas e forçadas, já que favorece a cicatrização dos tecidos profundos;
- Evitar o calor, porque também favorece o edema;
- Realizar compressas úmidas e geladas em toda região central do rosto, já que ajuda na reabsorção do edema e das equimoses;
- Beber bastante água, para melhorar a regressão do edema e da cicatrização;
- Limpar bem todas as incisões com água e sabonete no momento do banho, para prevenir infecções e favorecer a cicatrização.
- Dormir com a cabeceira elevada para evitar o inchaço.
- Dormir sem travesseiros ou com algum bem baixo, quando for realizado outras cirurgias.
Lifting de sobrancelhas: cirurgia deixa cicatriz?
As incisões que são realizadas na região das têmporas ficam quase imperceptíveis, principalmente se o paciente seguir todas as recomendações. Já as incisões no couro cabeludo ficam totalmente imperceptíveis.
De acordo com a Sociedade Americana de Cirurgiões Plásticos (ASPS), a cicatrização do Brow Lift inicia após 10 a 14 dias. Após algumas semanas, as linhas afinam progressivamente, sendo que pode levar alguns meses para sua cicatrização completa.
A partir da segunda semana da cirurgia, o paciente pode perceber que o inchaço e os hematomas dissiparam-se quase por completo.
Os sintomas dão lugar ao resultado do procedimento, revelando o posicionamento mais elevado da sobrancelha, que alivia a característica dos olhos cansados, rejuvenescendo a região.
Veja o resultado do Lifting de sobrancelhas (cirurgia Forehead Lift) de pacientes do Dr. João Carlos Pereira Filho:
Onde fazer a Lifting de sobrancelhas (cirurgia Forehead Lift) em São Paulo?
Em São Paulo, você encontra um cirurgião plástico reconhecido na área de procedimentos estéticos com foco em rejuvenescimento da face e do pescoço, o Dr. João Carlos Pereira Filho.
Atualmente, realiza atendimento clínico na:
- FK Clínica Médica, localizada na Av. Pres. Juscelino Kubitschek, 1545 – Conj 117/118, em Vila Nova Conceição, São Paulo – SP;
- Clínica Pereira Medical, localizada na Av. Ibirapuera, 1753 – 9° Andar, em Indianópolis, São Paulo -SP.
Já os procedimentos cirúrgicos são realizados no Hospital Israelita Albert Einstein, localizado na Av. Albert Einstein, 627, em Morumbi, São Paulo – SP.
Conheça o Dr. João Carlos Pereira Filho
Formado em medicina com 24 anos na PUC-SP, na Faculdade de Medicina de Sorocaba, também realizou residência médica de cirurgia geral e trauma nessa mesma instituição.
Atualmente, é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), membro internacional da American Society of Plastic Surgeons (ASPS) e membro internacional da The Aesthetic Society (ASAPS).
Além disso, faz parte do corpo clínico do Hospital Israelita Albert Einstein e é responsável pela reconstrução de mama do Programa Cuidar, desta mesma instituição.
Desde janeiro de 2021, tem se dedicado de forma exclusiva às cirurgias de Face Lift, Neck Lift, Brow Lift e Lip Lift para melhorar os contornos das estruturas do rosto e pescoço, buscando melhorar toda a estética e beleza dessas regiões.
Essa dedicação é representada pelas viagens frequentes em busca de conhecimento, seja visitando os cirurgiões que são referências nessas áreas, seja em dissecções, cursos, congressos e encontros internacionais e nacionais.
Conheça mais sobre seu trabalho no perfil do Instagram @drjoaocarlospereiraf e do Youtube Dr. João Carlos Pereira Filho.
Ou agende uma consulta!