O sulco nasogeniano popularmente conhecido como bigode chinês é uma ruga que causa muito incômodo devido à sua extensão. Por isso, é muito comum que as pessoas queiram saber como tirar o bigode chinês.
A boa notícia é que existem métodos eficientes, capazes de melhorar esse sulco profundo que vai se estabelecendo na face conforme o envelhecimento da pele.
Neste artigo, exploraremos os procedimentos indicados para amenizar o bigode chinês e meios de prevenção. Continue acompanhando para saber mais sobre o assunto.
Como tirar bigode chines: o que é e por que se formam?
Infelizmente, o envelhecimento da pele é inevitável.
Com o passar dos anos, o organismo inicia um processo no qual a produção de colágeno e elastina é significativamente reduzida. Como resultado, surgem rugas e linhas, como o bigode chinês.
Também chamado de sulco nasogeniano, o bigode chinês é uma linha que se forma entre a asa do nariz e o canto da boca, devido às expressões faciais repetidas entre os lábios e as bochechas
Ele torna-se perceptível, mesmo que de uma forma ainda sutil, a partir dos 25 anos.
Essas dobras se acentuam na face, evidenciando marcas mais profundas ao longo da passagem do tempo, devido ao envelhecimento intrínseco e fatores externos, como:
- Exposição solar, principalmente sem proteção;
- Má alimentação;
- Estilo de vida de maneira geral.
Como tirar bigode chinês: conheça os melhores procedimentos
A perda de volume reduz os contornos e potencializa o bigode chinês, assim como as demais rugas.
Portanto, uma vez estabelecidas no rosto, as marcas do envelhecimento se caracterizam como rugas estáticas, podendo ser visíveis mesmo sem o movimento da face.
Dessa forma, os métodos cirúrgicos, como o Face Lift, são excelentes meios de rejuvenescer e revitalizar a pele de forma eficiente, pois permitem abordagens que atuam nas camadas profundas.
Os resultados são satisfatórios, na maioria dos casos, naturais e se perpetuam por aproximadamente até 13 anos.
No entanto, é de suma importância ressaltar, que as cirurgias plásticas requerem avaliação personalizada e estrutura hospitalar devidamente equipada para a realização.
Em vista disso, é pertinente procurar um médico cirurgião altamente qualificado, especialista em cirurgias faciais, de preferência certificado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.
Conheça as cirurgias mais recomendadas e saiba como tirar o bigode chinês:
Face Lift – Cirurgia de Face
Esse procedimento não é só para quem quer saber como tirar o bigode chinês, mas também procura rejuvenescimento facial eficaz e completo.
Nesta abordagem cirúrgica, são reposicionados os tecidos flácidos e caídos (musculatura, gordura e pele), resultando em sulcos menos aparentes e contornos mais lineares e definidos.
O Face Lift reduz os sinais do envelhecimento, melhorando:
- A flacidez no terço médio da face;
- O sulco profundo entre a bochecha e a pálpebra inferior (olheira);
- O sulco profundo entre a asa do nariz e o canto da boca (bigode chinês);
- O sulco profundo entre o canto da boca e mandíbula/queixo (marionete);
- Perda do volume malar (maçã do rosto);
- Falta de definição da mandíbula;
- Redundância e hipertrofia do jowls (bulldog).
Para proporcionar resultados ainda melhores, pode ser realizado em conjunto outros procedimentos:
Neck Lift (cirurgia do pescoço)
Assim como o rosto, o pescoço é uma região que também sofre as consequências do envelhecimento, portanto, demanda os mesmos cuidados. Para rejuvenescer essa área, é realizado, normalmente, junto do Face Lift.
O Neck Lift é uma cirurgia que visa promover uma transição mais nítida entre a face e pescoço na visão oblíqua e reduzir as linhas de expressão, proporcionando ao paciente um pescoço mais magro e definido.
Forehead Lift (suspensão de sobrancelha em bloco)
Além do bigode chinês, rugas na testa e ao redor dos olhos são queixas frequentes entre o público feminino.
A flacidez nesta região resulta em olhar cansado e em uma aparência muito séria ou brava. Além disso, as rugas da testa ficam mais evidentes devido à tentativa do músculo frontal em levantar essa região.
No Forehead Lift, as sobrancelhas são elevadas em conjunto com a testa e as têmporas, com isso, o resultado é a diminuição das rugas e um olhar mais descansado e atraente.
Temporal Lift (cirurgia das têmporas)
O Temporal Lift é uma cirurgia realizada para elevar as sobrancelhas, incluindo toda região lateral do olhar, e reposicionar os tecidos flácidos e caídos nas têmporas
Isso resulta em uma aparência mais jovem e firme na região das têmporas, além de um olhar mais atraente e jovem.
Blefaroplastia (cirurgia das pálpebras)
A pálpebra é uma região da face fina e delicada, e com a passagem do tempo, a pele tende a ficar mais flácida e comumente caída, resultando em uma aparência envelhecida.
Para melhorar estes aspectos, na blefaroplastia as estruturas em excesso são ressecadas e as estruturas flácidas são reposicionadas.
Com isso, promove ao paciente um olhar mais rejuvenescido e menos cansado.
Como tirar bigode chines: método caseiro é possível?
Uma pele bela e saudável certamente é consequência de procedimentos eficazes e hábitos que promovem limpeza, hidratação e proteção. Em vista disso, não é possível tirar o bigode chinês com métodos caseiros e que se autoproclamam milagrosos.
No entanto, embora a genética influencie no processo de envelhecimento, há formas de retardar o surgimento de rugas e manter a pele bonita, com iniciativas como:
- Ingerir alimentação saudável, rica em vitaminas e nutrientes;
- Fazer uso de dermocosméticos que contenham ativos antioxidantes, como vitamina C e resveratrol;
- Realizar limpeza frequente da pele, de preferência, com produtos específicos para o rosto e o tipo de pele;
- Usar filtro solar diariamente com alto fator de proteção;
- Prática regular de atividade física;
- Evitar o tabagismo e o consumo excessivo de bebidas alcóolicas.
Como tirar o bigode chinês: cirurgia plástica no rosto com o Dr. João Carlos Pereira Filho
O Dr. João Carlos Pereira Filho, é cirurgião plástico especializado em procedimentos estéticos da face e do pescoço.
Atualmente o Dr. João Carlos é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), membro internacional da American Society of Plastics Surgeons (ASPS) e membro internacional da The Aesthetic Society (ASAPS).
Além disso, faz parte do corpo clínico do Hospital Israelita Albert Einstein e é responsável pela reconstrução de mama do Programa Cuidar, desta mesma instituição.
Desde Janeiro de 2021, tem se dedicado de forma exclusiva às cirurgias de Face Lift, Neck Lift, Brow Lift e Lip Lift para melhorar os contornos das estruturas do rosto e pescoço, buscando melhorar toda a estética e beleza dessas regiões.
Essa dedicação é representada pelas viagens frequentes em busca de conhecimento, seja visitando os cirurgiões que são referências nessas áreas, seja em dissecções, cursos, congressos e encontros internacionais e nacionais.
Conheça mais sobre meu trabalho em meu perfil do Instagram ou agende uma consulta.