Após submeter-se ao procedimento de ritidoplastia, o antes e depois do paciente revela um rosto mais jovem, sem a presença marcante de pele flácida e caída.
A cirurgia consegue amenizar os sulcos e evidenciar os contornos faciais, o que promove uma aparência bem natural e agradável aos olhos.
Para que isso seja possível, o cirurgião plástico precisa reposicionar os tecidos flácidos, inclusive, as estruturas que estão no plano mais profundo, isto é, abaixo da musculatura SMAS (Sistema Músculo Aponeurótico Superficial).
Somente com essa intervenção é possível promover um resultado satisfatório e duradouro, que preserva as características faciais do paciente, assim como sua mobilidade facial.
Então, se você quer saber mais sobre o procedimento e conferir fotos da ritidoplastia antes e depois de pacientes, acompanhe este conteúdo!
Ritidoplastia: fotos antes e depois de pacientes
Antes da ritidoplastia, ou Face Lift, os pacientes apresentam uma flacidez no rosto generalizada, mas, principalmente, no terço médio da face, que compreende a região abaixo das sobrancelhas até a base do nariz.
Entre a mandíbula e o pescoço, a transição é pouco definida. Na mesma região, é possível perceber a hipertrofia e a redundância do jowls, isto é, pele flácida e aumento de volume, o que gera o efeito de “bochecha de bulldog”.
Ao direcionar o olhar para a mandíbula e o queixo, nota-se um sulco profundo, que forma as linhas da “boca de marionete”.
Mais acima, entre a asa do nariz e o canto da boca, observa-se um sulco profundo, chamado de “bigode chinês”.
Passando pela lateral da face, em pacientes com idade mais avançada, reparamos na perda de volume malar, que compreende a “maçã do rosto”.
Por fim, entre a bochecha e a pálpebra inferior, os pacientes apresentam uma olheira mais evidente, com a presença de rugas finas, pele flácida e pigmentação acima da tonalidade da região.
Para você visualizar melhor como são essas característica, veja algumas fotos de antes e depois de pacientes que realizaram ritidoplastia:
Depois da ritidoplastia, como você pode ver nas fotos acima, os pacientes apresentam uma mandíbula mais definida, sem a presença de um jowls marcante.
Os sulcos entre a mandíbula e a boca, assim como o canto da boca e o nariz, estão mais suaves. As olheiras também estão menos marcadas e mais heterogêneas com o restante da face.
Por todo o rosto, é possível perceber a presença de menos linhas finas, principalmente ao realizar gestos faciais.
O resultado do procedimento é um rosto mais jovem, harmônico e atraente.
Quando fazer outras cirurgias além da ritidoplastia, antes ou depois?
Geralmente, o Face Lift é associado a outras cirurgias, de acordo com a avaliação do cirurgião plástico sobre as necessidades do paciente, e podem ser realizadas no mesmo procedimento.
Conheça mais sobre elas:
- Neck Lift: também chamada de cervicoplastia ou lifting de pescoço, essa cirurgia melhora os contornos do pescoço, promovendo uma transição entre a mandíbula mais nítida;
- Forehead Lift: conhecida também como lifting de sobrancelhas, o procedimento eleva as sobrancelhas em conjunto da testa e das têmporas, para proporcionar um olhar mais descansado;
- Temporal Lift: chamado também de Fox Eyes, o procedimento eleva toda região lateral do olhar, o que inclui a cauda das sobrancelhas e as têmporas, para promover um olhar mais firme e atraente;
- Blefaroplastia: também conhecida como a cirurgia das pálpebras, rejuvenesce o olhar, ao ressecar e reposicionar estruturas flácidas, para oferecer um olhar mais descansado e aberto ao paciente.
Leia mais sobre:
Lifting cirúrgico no rosto: 4 vantagens ao fazer.
Quando é possível ver a diferença de antes e depois da ritidoplastia?
O resultado das cirurgias começam a ficar mais evidentes a partir da terceira semana, quando parte do inchaço e dos hematomas já foi absorvida pelo organismo.
Esses sintomas pós-operatórios podem persistir por semanas, ou até meses, até serem absorvidos completamente, de acordo com a American Society of Plastic Surgeons (ASPS), ou Sociedade Americana de Cirurgiões Plásticos.
No entanto, a incisão de todas as cirurgias que você conheceu acima ficam praticamente invisíveis após a cicatrização completa.
Além disso, ela é realizada em um local discreto, que não fica visível aos olhos.
Entenda melhor sobre o pós-procedimento:
Recuperação de cirurgia plástica no rosto: 6 passos importantes.
Onde fazer ritidoplastia?
O Dr. João Carlos Pereira Filho é um cirurgião plástico especializado em procedimentos estéticos da face e do pescoço, com o objetivo de rejuvenescer e melhorar os contornos da região.
Atualmente, o cirurgião realiza atendimentos nas clínicas:
Pereira Medical
- Av. Ibirapuera, 1753 – 9° Andar – Indianópolis, São Paulo.
FK Clínica Médica
- Av. Pres. Juscelino Kubitschek, 1545 – Conj 117/118, Vila Nova Conceição – SP.
E as cirurgias são realizadas no Hospital Israelita Albert Einstein, no endereço: av. Albert Einstein, 627 – Morumbi – SP.
Agende uma consulta com o Dr. João Carlos Pereira Filho pelo formulário:
Conheça o Dr. João Carlos Pereira Filho
Formado em medicina com 24 anos na PUC-SP, na Faculdade de Medicina de Sorocaba, também realizou residência médica de cirurgia geral e trauma nessa mesma instituição.
Atualmente, é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), membro internacional da American Society of Plastic Surgeons (ASPS) e membro internacional da The Aesthetic Society (ASAPS).
Além disso, faz parte do corpo clínico do Hospital Israelita Albert Einstein e é responsável pela reconstrução de mama do Programa Cuidar, desta mesma instituição.
Desde janeiro de 2021, tem se dedicado de forma exclusiva às cirurgias de Face Lift, Neck Lift, Forehead Lift para melhorar os contornos das estruturas do rosto e pescoço, buscando melhorar toda a estética e beleza dessas regiões.
Essa dedicação é representada pelas viagens frequentes em busca de conhecimento, seja visitando os cirurgiões que são referências nessas áreas, seja em dissecções, cursos, congressos e encontros internacionais e nacionais.
Conheça mais sobre seu trabalho no perfil do Instagram @drjoaocarlospereiraf e do Youtube Dr. João Carlos Pereira Filho.