A idade chega para todo mundo e é muito importante saber identificar quais são os sinais do envelhecimento no rosto para que possa ser realizado o melhor tratamento. Apesar de ser um processo que atinge toda população, ele se apresenta de forma diferente em cada pessoa, por isso, de forma rápida e objetiva, vamos esclarecer melhor esse assunto!
As mudanças do envelhecimento facial
Reconhecer as mudanças do envelhecimento facial e correlacionar com as devidas alterações anatômicas é essencial para aconselhar o paciente e escolher o melhor procedimento para o rejuvenescimento do rosto e do pescoço. Na maioria dos casos, podemos separar esses problemas em 3 categorias:
1- Envelhecimento e degeneração do colágeno da superfície da pele
2- Esvaziamento, emagrecimento e atrofia do rosto
3- Flacidez, sobra de pele e perda do contorno da face e do pescoço
O primeiro problema se apresenta com aparecimento de rugas finas e grossas, além de lesões na própria pele. O tratamento dessas alterações geralmente é realizado com produtos de skin care, peelings, LASERs e outras tecnologias que resultam em estímulo de colágeno e reepitelização.
O segundo problema se apresenta pelo encovamento dos olhos, esvaziamento das bochechas e dos lábios, além da atrofia de toda estrutura osséa da face. O tratamento tanto da atrofia, quanto do esvaziamento deve ser focado na reposição do volume ósseo e de gordura, por meio de enxerto de gordura, preenchedores e, em casos selecionados, implantes rígidos ou semi-rígidos.
Por fim, o terceiro problema se apresenta pela queda das estruturas do rosto e do pescoço, deixando o olhar e a boca mais tristes, sulcos mais profundos e o pescoço sem contorno. O tratamento da flacidez, é o reposicionamento das estruturas por meio dos liftings de pescoço, face, sobrancelhas e pálpebras.