O Tratamento
O Face Lift, também conhecido como Ritidoplastia, é um procedimento para rejuvenescer e melhorar os contornos do rosto. Geralmente, ele é realizado em conjunto com laser de CO2 ou peelings químicos, para melhorar a textura da pele, e com a transferência de gordura, para recuperar e melhorar o volume do rosto.
Neste procedimento, os tecidos (musculatura, gordura e pele) flácidos e caídos, são reposicionados em uma localização mais superior e lateral. Esse movimento é realizado através de um acesso bilateral ao redor da orelha, que pode se estender tanto para região da costeleta, quanto para região posterior dos cabelos. Isso resulta em sulcos menos aparentes e contornos mais lineares e definidos.
O objetivo geral da cirurgia de Face Lift é suavizar os sinais do envelhecimento, principalmente aqueles relacionados com os contornos do rosto. Entre eles, o mais notável é a recuperação do contorno linear da região da mandíbula.
O que o Face Lift pode melhorar:
- A flacidez no terço médio da face;
- O sulco profundo entre a bochecha e a pálpebra inferior (olheira);
- O sulco profundo entre a asa do nariz e o canto da boca (bigode chinês);
- O sulco profundo entre o canto da boca e mandíbula/queixo (marionete);
- Perda do volume malar (maçã do rosto;
- Falta de definição da mandíbula;
- Redundância e hipertrofia do jowls (bulldog).
Quem é um bom candidato?
O Procedimento
As medicações anestésicas são administradas visando proporcionar maior conforto ao paciente durante o procedimento, podendo ser anestesia local com sedação ou anestesia geral.
O início da cirurgia envolve uma incisão bilateral na região da costeleta, que se estende ao redor da orelha e termina na região posterior dos cabelos, garantindo acesso adequado à área a ser abordada. A pele e o tecido subcutâneo são dissecados conforme a marcação.
Na sequência, acessa-se um plano mais profundo (abaixo da musculatura – SMAS), para a liberação dos ligamentos retentores da face e, a seguir, os tecidos são reposicionados em uma posição mais adequada, que devolva os contornos faciais desejados. O excesso de pele é cuidadosamente removido e aparado de acordo com as características individuais de cada paciente.
O Face Lift pode ser complementado com outros procedimentos adicionais, como a Blefaroplastia (cirurgia das pálpebras), Neck Lift (cirurgia do pescoço), Temporal Lift (elevação temporal) ou Forehead lift (elevação da testa), para obter resultados mais completos e harmoniosos.
Além da cirurgia em si, é recomendado o uso complementar de lasers para melhorar a textura da pele e de gordura para recuperação do volume perdido.
A Recuperação
Após a conclusão da cirurgia, são aplicados curativos compressivos na área do pescoço, juntamente com a colocação de pequenos drenos para prevenir o acúmulo de fluidos.
Durante o período pós-operatório:
- Evitar a exposição solar – pode pigmentar as equimoses e machucar ainda mais a área do Laser;
- Evitar dobrar o pescoço – pode deixar o pescoço marcado;
- Evitar alimentos ácidos, muito salgados, muito doces e difíceis de mastigar – pode aumentar a produção salivar;
- Evitar esforços que aumentem a pressão sanguínea e a frequência cardíaca – que aumenta o edema, as chances de sangramento e hematomas;
- Evitar movimentos e expressões faciais amplas e forçadas – favorece a cicatrização dos tecidos profundos;
- Evitar o calor – favorece o edema;
- Realizar compressas úmidas e geladas em toda região central do rosto – ajuda na reabsorção do edema e das equimoses;
- Beber bastante água – ajuda na regressão do edema e na cicatrização;
- Limpar bem todas as incisões (com água e sabonete no momento do banho) – previne infecções e favorece a cicatrização;
- Dormir sem travesseiros ou com algum bem baixo, para manter o pescoço na posição neutra;
- Manter a área do laser bem hidratada, com os produtos indicados pela equipe.
O Face Lift é um procedimento geralmente bem tolerado em relação à dor e desconforto após a cirurgia. Os drenos são removidos entre 3 e 5 dias, enquanto os pontos são retirados entre 7 e 12 dias.
A partir da terceira semana após a cirurgia, espera-se que a maior parte dos hematomas e o inchaço já tenham desaparecido. Nesse momento, os resultados da restauração de volume, suspensão dos tecidos e melhora da textura da pele já são visíveis.
Evolução e Resultados
Confira a galeria de fotos com resultados