O Tratamento
A cirurgia Neck Lift, também conhecida como lifting de pescoço ou cervicoplastia, é um procedimento estético realizado para rejuvenescer e melhorar os contornos do pescoço.
Esse procedimento pode ser realizado de forma isolada ou em conjunto com o Face Lift.
Quando é realizada de forma isolada, ela possui apenas 1 corte pequeno embaixo do queixo. Por meio desta única incisão é possível esvaziar as estruturas em excesso, ajustar a musculatura e reacomodar a pele sobrejacente.
O objetivo geral dessa cirurgia é ganhar um ângulo cervico-mentual mais agudo, resultando em um pescoço mais magro e definido. Além disso, promove uma transição mais nítida entre a face e pescoço na visão oblíqua.
Quem é um bom candidato?
O Procedimento
As medicações anestésicas são administradas visando proporcionar mais conforto ao paciente durante o procedimento, podendo ser anestesia local com sedação ou anestesia geral.
É realizada uma incisão de aproximadamente 3 cm logo abaixo do queixo, seguido por uma dissecção subcutânea ampla de toda região cervical. Em casos, onde o Face Lift também vai ser empregado, ocorre a comunicação lateral entre as dissecções da face e do pescoço através das incisões laterais descritas em outra seção (procedimento: Face lift).
Na sequência, entra-se em uma plano mais profundo (subplatismal) para ter acesso às estruturas profundas do pescoço. Neste momento, realiza-se o esvaziamento do que está em excesso e dando volume: gordura subplatismal, glândulas submandibulares e músculos digástricos.
Antes de finalizar, drenos são posicionados (da mesma forma que no Face Lift) e o músculo platisma é ajustado e fechado. Posteriormente, a incisão de 3 cm também é fechada.
Além da cirurgia em si, é recomendado o uso complementar de lasers para melhorar a textura da pele e de gordura para recuperação do volume perdido.
A Recuperação
Após a conclusão da cirurgia, são aplicados curativos compressivos na área do pescoço, juntamente com a colocação de pequenos drenos para prevenir o acúmulo de fluidos.
Durante o período pós-operatório:
- Evitar a exposição solar – pode pigmentar as equimoses e machucar ainda mais a área do laser;
- Evitar dobrar o pescoço – pode deixar o pescoço marcado;
- Evitar alimentos ácidos, muito salgados, muito doces e difíceis de mastigar – pode aumentar a produção salivar;
- Evitar esforços que aumentem a pressão sanguínea e a frequência cardíaca – aumenta o edema, as chances de sangramento e hematomas;
- Evitar movimentos e expressões faciais amplas e forçadas – favorece a cicatrização dos tecidos profundos;
- Evitar o calor – favorece o edema;
- Realizar compressas úmidas e geladas em toda região central do rosto – ajuda na reabsorção do edema e das equimoses.
- Beber bastante água – ajuda na regressão do edema e na cicatrização.
- Limpar bem todas as incisões (com água e sabonete no momento do banho) – previne infecções e favorece a cicatrização.
- Dormir sem travesseiros ou com algum bem baixo, para manter o pescoço na posição neutra.
- Manter a área do laser bem hidratada, com os produtos indicados pela equipe.
O Neck Lift é um procedimento geralmente bem tolerado em relação à dor e desconforto após a cirurgia. Os drenos são removidos entre 3 e 5 dias, enquanto os pontos são retirados entre 7 e 12 dias.
A partir da segunda semana após a cirurgia, espera-se que a maior parte dos hematomas e o inchaço já tenham desaparecido. Nesse momento, os resultados de ângulo cérvico-mentual e ausência de papada já são visíveis.
Evolução e Resultados
Confira a galeria de fotos com resultados