Forehead Lift

Suspensão de Sobrancelhas em bloco
Agende sua consulta
JCPF_Forehead Lift _Capa_GS2

O Tratamento

A cirurgia Forehead Lift, também conhecida como lifting de sobrancelhas, é um procedimento estético realizado para elevar as sobrancelhas em conjunto com a testa e as têmporas. 

À medida que envelhecemos, da mesma forma que o rosto e o pescoço, toda região acima dos olhos sofre ação da gravidade. Isso leva a queda da testa, sobrancelhas e região temporal, resultando em “olhar cansado”, aparência muito séria ou brava. Além disso, as rugas da testa  ficam mais evidentes, devido à tentativa do músculo frontal em levantar essa região.

Neste procedimento toda região frontal, região temporal e sobrancelhas são levantadas em bloco, sem haver a necessidade de corte extenso, como no lifting coronal. A fixação desses tecidos é realizada, tanto no osso, quanto na fáscia temporal profunda. Geralmente esse procedimento é realizado em conjunto com a blefaroplastia, face e neck lift.

Os objetivos do Forehead Lift são elevar as sobrancelhas em conjunto com a testa e as têmporas, além de ajudar a minimizar as linhas de expressão da testa. Isso permite um olhar mais descansado e atraente.

Quem é um bom candidato?

Pacientes saudáveis, sem condições adversas à cicatrização, não fumantes e que não possuam condições proibitivas à cirurgia;
Pacientes que apresentem sobrancelhas, testa e região temporal caídas.
Pacientes com excesso de rugas na região da testa, devido à hiperatividade do músculo frontal.
Pacientes que gostavam do formato e aspecto de suas sobrancelhas, porém isso foi perdido com o envelhecimento.
Pacientes com expressão cansada, olhar caído e aparência brava.

O Procedimento

As medicações anestésicas são administradas visando proporcionar mais conforto ao paciente durante o procedimento, podendo ser anestesia local com sedação ou anestesia geral. 

São realizadas 4 incisões de aproximadamente 1,5 cm: 1 em cada têmpora e 2 no couro cabeludo. A dissecção temporal é realizada no plano subgaleal e a dissecção frontal no plano subperiosteal. Após comunicação de ambas as lojas, realiza-se a liberação dos ligamentos temporais e retentores orbitais, permitindo a elevação de todas as estruturas.

Após realizar a suspensão desejada, são realizados pequenos túneis ósseos para fixação da elevação. Antes do fechamento é colocado um dreno de 3,2 mm, que é retirado no dia seguinte, antes da alta hospitalar.

Como essa cirurgia não resseca o excesso miocutâneo das pálpebras, normalmente ela é associada com a blefaroplastia para rejuvenescimento do olhar como um todo. Da mesma forma, essa cirurgia também pode ser associada ao face e neck lift, para completar o rejuvenescimento dos 3 terços do rosto. Essa cirurgia modifica pouco o formato original das sobrancelhas, portanto, para quem deseja algo mais retificado (Fox Eyes), o temporal lift é mais indicado.

A Recuperação

Após a conclusão da cirurgia, é realizado um curativo compressivo em forma de capacete, juntamente com a colocação de 1 pequeno dreno para prevenir o acúmulo de fluidos, que é retirado antes da alta hospitalar. 

Durante o período pós-operatório: 

  • Evitar a exposição solar – pode pigmentar as equimoses e machucar ainda mais a área do laser;
  • Evitar esforços que aumentem a pressão sanguínea e a frequência cardíaca – aumenta o edema, as chances de sangramento e hematomas;
  • Evitar movimentos e expressões faciais amplas e forçadas – favorece a cicatrização dos tecidos profundos;
  • Evitar o calor – favorece o edema;
  • Realizar compressas úmidas e geladas em toda região central do rosto – ajuda na reabsorção do edema e das equimoses.
  • Beber bastante água – ajuda na regressão do edema e na cicatrização.
  • Limpar bem todas as incisões (com água e sabonete no momento do banho) – previne infecções e favorece a cicatrização.
  • Quando realizado apenas o terço superior: Dormir com a cabeceira elevada para evitar o inchaço.
  • Quando associado ao face e neck lift: Dormir sem travesseiros ou com algum bem baixo, para manter o pescoço na posição neutra.

O Forehead Lift é um procedimento geralmente bem tolerado em relação à dor e desconforto após a cirurgia. O curativo é aberto no dia seguinte e o dreno é removido neste momento, em seguida o paciente vai de alta hospitalar.

A partir da segunda semana após a cirurgia, espera-se que a maior parte dos hematomas e o inchaço já tenham desaparecido. Nesse momento, o novo posicionamento das sobrancelhas e o alívio do olhar cansado já são visíveis.

Agende sua consulta

Evolução e Resultados

Confira a galeria de fotos com resultados