O Tratamento
A cirurgia de Blefaroplastia é um procedimento estético realizado para rejuvenescer a aparência das pálpebras superiores e inferiores. Nessa cirurgia, estruturas em excesso são ressecadas e estruturas flácidas são reposicionadas, buscando um rejuvenescimento do olhar.
A blefaroplastia superior é realizada através de uma incisão na dobra da pálpebra superior, já a blefaroplastia inferior pode ser realizada por uma incisão próxima dos cílios ou por dentro da pálpebra.
Essa cirurgia normalmente é associada com o Forehead Lift ou com o Temporal Lift, porque são regiões vizinhas e envelhecem de forma parecida.
O objetivo da blefaroplastia é promover um olhar mais jovem e menos cansado. Além disso, rejuvenescer sinais do envelhecimento, como rugas, flacidez de pele, músculos e bolsas sob os olhos.
Quem é um bom candidato?
O Procedimento
As medicações anestésicas são administradas visando proporcionar mais conforto ao paciente durante o procedimento, podendo ser anestesia local com sedação ou anestesia geral.
Na pálpebra superior a incisão é planejada no sulco palpebral (dobrinha da pálpebra), a pele e músculo em excesso são ressecados e depois é realizado o fechamento com pontos simples e pontos intradérmicos. Caso haja ptose palpebral (queda da pálpebra superior), ela pode ser corrigida por esse mesmo acesso.
Na pálpebra inferior, o acesso pode ser por uma incisão bem próxima da margem dos cílios ou por dentro, através da conjuntiva. Casos com uma flacidez mais evidente, opta-se pela incisão subciliar, pela possibilidade da ressecção de pele e músculo. Casos com flacidez leve e excesso de bolsas de gordura, opta-se pela incisão interna, para que não haja cortes externos.
Para um resultado mais completo, a cirurgia de pálpebras pode ser feita em conjunto com a suspensão do terço superior (Forehead ou Temporal Lift). De forma complementar, o rejuvenescimento da pele com lasers e recuperação do volume perdido com enxerto de gordura, promovem um resultado mais completo.
A Recuperação
Por se tratar de estruturas muito delicadas e com pele muito fina, é normal o aparecimento de equimoses (roxos) e de edema leve. No entanto, essa região é muito bem vascularizada, fazendo com que a absorção dos roxos e do inchaço seja rápida. Para que isso ocorra, é muito importante compressas geladas sobre a região operada, com a maior frequência possível.
Durante os primeiros dias pode haver algum tipo de alteração de sensibilidade nos olhos, o que é normal. Por esse motivo, é indicado o uso de colírios lubrificantes, colírios com ATB e óculos escuros para maior conforto.
É possível retornar ao trabalho entre 4 a 7 dias, desde que não haja esforço físico e exposição solar. Nesse período, é importante o uso de filtro solar.
Durante o período pós-operatório:
- Evitar a exposição solar – pode pigmentar as equimoses e cicatrizes;
- Evitar esforços que aumentem a pressão sanguínea e a frequência cardíaca – aumenta o edema, as chances de sangramento e hematomas;
- Evitar movimentos e expressões faciais amplas e forçadas – favorece a cicatrização dos tecidos profundos;
- Evitar o calor – favorece o edema;
- Realizar compressas úmidas e geladas em toda região central do rosto – ajuda na reabsorção do edema e das equimoses;
- Usar os colírios indicados por uma semana;
- Beber bastante água – ajuda na regressão do edema e na cicatrização;
- Limpar bem todas as incisões (com água e sabonete no momento do banho) – previne infecções e favorece a cicatrização;
- Quando realizado apenas o terço superior: Dormir com a cabeceira elevada para evitar o inchaço;
- Quando associado ao face e neck lift: Dormir sem travesseiros ou com algum bem baixo, para manter o pescoço na posição neutra.
Evolução e Resultados
Confira a galeria de fotos com resultados