O Tratamento
O Lip Lift, é um procedimento estético realizado na região do lábio superior, para encurtar a distância entre o lábio e o nariz. Além disso, essa cirurgia promove uma eversão da porção central do lábio.
Essa cirurgia ocorre através de um corte na base nasal e a suspensão é realizada através de pontos absorvíveis que são fixados nos ligamentos da base nasal. Também é possível restaurar volume utilizando o músculo da região.
A cirurgia da elevação do lábio superior é frequentemente realizada em conjunto com outras intervenções faciais, como Face e Neck Lift, e com outros procedimentos menos invasivos, como a lipoenxertia, lasers e peelings.
Quem é um bom candidato?
O Procedimento
As medicações anestésicas são administradas visando proporcionar mais conforto ao paciente durante o procedimento, podendo ser anestesia local com sedação ou anestesia geral.
No lip lift, é realizada uma incisão na transição entre o nariz e o lábio superior em formato de chifre de boi, neste momento já é marcado o montante de tecido a ser ressecado (variação de 2-7 mm). Por esse acesso o músculo orbicular da boca é acessado e ele pode ser ressecado ou utilizado para ganhar volume na base nasal.
Para não haver tensão no fechamento, suturas de fixação são passadas em estruturas fortes como o septo e ligamentos piriformes para elevação do lábio, sem tensão na pele. O resultado é uma cicatriz fina, bem posicionada e bem camuflada.
O objetivo dessa cirurgia é encurtar a distância entre o nariz e o lábio superior. De forma secundária, melhorar a convexidade que acontece com a idade e promover uma eversão da parte vermelha central.
Enxerto de gordura pode ser utilizado para aumentar o volume dos lábios e contribuir para estética dessa região.
A Recuperação
Essa é uma cirurgia com uma recuperação tranquila, com pouca dor e inchaço durante o período pós-operatório. A maior queixa dos pacientes no pós-operatório, é o sorriso “travado” ou “preso”. Esse sintoma pode acontecer e pode permanecer de 4-12 semanas.
Como a incisão é realizada muito próxima do nariz, não é possível o uso de curativos e se torna imperativo a boa higiene local, com água e sabonete.
Os resultados costumam ser visíveis logo após a cirurgia e com a proporção dos lábios mais harmoniosa já nos primeiros dias.
Durante o período pós-operatório:
- Evitar a exposição solar – pode pigmentar as equimoses e cicatrizes;
- Evitar esforços que aumentem a pressão sanguínea e a frequência cardíaca – aumenta o edema, as chances de sangramento e hematomas;
- Evitar movimentos e expressões faciais amplas e forçadas – favorece a cicatrização dos tecidos profundos;
- Evitar o calor – favorece o edema;
- Realizar compressas úmidas e geladas em toda região central do rosto – ajuda na reabsorção do edema e das equimoses;
- Beber bastante água – ajuda na regressão do edema e na cicatrização;
- Limpar bem todas as incisões (com água e sabonete no momento do banho) – previne infecções e favorece a cicatrização.
Evolução e Resultados
Confira a galeria de fotos com resultados