
A assimetria facial é uma característica comum. No entanto, quando se torna mais pronunciada, pode gerar desconforto estético e impactar a autoestima.
A busca por um rosto mais harmonioso é uma preocupação crescente, e a cirurgia plástica facial oferece diversas soluções para diminuir essas diferenças.
Conheça as causas da assimetria facial, os tratamentos disponíveis e como é possível recuperar a harmonia do rosto.
O que é assimetria facial?
Refere-se à diferença na forma, tamanho ou posição de características faciais entre os dois lados do rosto.
Assimetrias mais evidentes podem ser percebidas e, em alguns casos, corrigidas. Essas diferenças podem afetar diversas estruturas, desde os ossos até os músculos e tecidos moles.
Quais as causas da assimetria facial?
As causas da assimetria facial são variadas e podem ser classificadas em congênitas, ou seja, presentes desde o nascimento ou adquiridas ao longo da vida.
Conheça três tipos principais de assimetria:
Assimetria óssea do esqueleto
Esta é a assimetria mais desafiadora de corrigir na cirurgia estética facial.
Envolve diferenças na estrutura óssea do rosto e, geralmente, requer cirurgias craniofaciais mais agressivas, como cirurgias ortognáticas, avanços ósseos de rotação de órbita ou avanço do rosto como um todo.
Profissionais utilizam essas cirurgias com frequência em casos de caráter reconstrutivo e funcional.
Assimetrias dinâmicas musculares
Relacionadas à força dos músculos do rosto. Podem ser notadas quando a pessoa conversa, contrai os músculos ou faz mímica facial.
Como um lado da boca que sobe mais que o outro ao sorrir, ou uma sobrancelha que se eleva mais que a outra. Com o tempo, essas assimetrias musculares podem se tornar mais evidentes.
Assimetrias de volume mole
Envolvem diferenças no volume de tecidos moles, como gordura ou músculos.
Por exemplo, uma bochecha pode ser mais volumosa que a outra, ou um olho pode parecer menor devido ao volume do globo ocular.
Traumas ósseos ou cicatrizes também podem gerar assimetrias de volume mole.
A avaliação de um cirurgião plástico experiente é fundamental para identificar a causa da assimetria e propor o plano de tratamento cirúrgico mais adequado.

Como corrigir assimetria facial?
Essa é uma complexa, pois o tratamento depende da causa e do tipo de assimetria.
De forma geral, o objetivo da cirurgia facial é amenizar e não consertar a assimetria, pois a simetria perfeita não existe e a beleza está nos traços naturais de cada um.
No entanto, diversos tratamentos ajudam a melhorar a assimetria facial e a recuperar a harmonia do rosto.
Para assimetrias mais pronunciadas, especialmente as ósseas ou de volume, a cirurgia plástica é a opção mais eficaz. Como:
Cirurgias craniofaciais
Para assimetrias ósseas severas, podem ser necessárias cirurgias mais complexas que envolvem o reposicionamento de ossos da face.
Microlipoaspiração e lipoenxertia
Para assimetrias de volume mole, pode-se realizar uma microlipoaspiração em áreas com excesso de volume (ex: bochecha mais gordinha) e compensar com lipoenxertia (acréscimo de gordura) em áreas com falta de volume.
Implantes faciais
Em casos de assimetria no queixo, por exemplo, implantes podem ser utilizados para equilibrar a simetria, direcionando o implante para o lado que necessita de mais volume ou projeção.
Suspensão cirúrgica
Para assimetrias dinâmicas ou flacidez em um lado do rosto, técnicas de suspensão podem ser empregadas para elevar e reposicionar os tecidos.
Leia também:
Assimetria facial antes e depois: expectativas e realidade
Os resultados da assimetria facial antes e depois dos tratamentos podem ser muito satisfatórios, mas é crucial ter expectativas realistas.
O Dr. Pereira Filho busca sempre chegar a um resultado natural, valorizando a beleza de cada um.
Os procedimentos buscam harmonizar o rosto, buscando um equilíbrio que realce a beleza individual, sem necessariamente atingir uma simetria perfeita.
Onde fazer cirurgia para assimetria facial?
O Dr. João Carlos Pereira Filho é um cirurgião plástico especializado em procedimentos estéticos da face e do pescoço que rejuvenescem e melhoram os contornos da região.
Atualmente, realiza atendimentos nas clínicas:
Pereira Medical
- Av. Ibirapuera, 1753 – 9° Andar – Indianópolis, São Paulo
FK Clínica Médica
- Av. Pres. Juscelino Kubitschek, 1545 – Conj 117/118, Vila Nova Conceição – SP
E as cirurgias são realizadas no Einstein Hospital Israelita, localizado na Av. Albert Einstein, 627 – Morumbi – SP.
Agende uma consulta com o Dr. João Carlos Pereira Filho pelo formulário:
Conheça o Dr. João Carlos Pereira Filho

Formado em Medicina pela PUC-SP, com residência em Cirurgia geral e Trauma, especializou-se em Cirurgia Plástica no Hospital Sobrapar — Crânio e Face, referência nacional no tratamento de deformidades faciais.
Posteriormente, realizou fellowship em Reconstrução de Mama e Microcirurgia no Instituto do Câncer do Estado de São Paulo.
É membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) e de duas das maiores e mais respeitadas entidades internacionais da especialidade: a American Society of Plastic Surgeons (ASPS) e a Aesthetic Society (ASAPS).
Integra o corpo clínico do Einstein Hospital Israelita, onde também é responsável pelas cirurgias de reconstrução mamária do Programa Cuidar.
Desde 2021, o Dr. João Carlos concentra sua atuação exclusivamente em cirurgias de rejuvenescimento facial, como Face Lift, Neck Lift e Lip Lift, sempre com foco em resultados sofisticados, naturais e duradouros.
Em constante busca por excelência, mantém uma rotina ativa de viagens frequentes para atualização científica, participando de congressos, cursos e imersões com os maiores especialistas do mundo em cirurgia facial.
Conheça mais sobre seu trabalho no Instagram @drjoaocarlospereiraf e no YouTube: Dr. João Carlos Pereira Filho.





