A cervicoplastia é a cirurgia do pescoço, que serve para promover o rejuvenescimento dessa área. Pode ser realizada de forma isolada ou juntamente a outros procedimentos estéticos, como o Face Lift (cirurgia para rejuvenescimento facial).
O procedimento remove o excesso de gordura para permitir uma transição mais definida entre o rosto e o pescoço. O acúmulo de gordura e tecidos moles na região pode causar um volume excessivo na região, dando origem à papada ou ao queixo duplo.
Por isso, pode causar um certo incômodo nas pessoas, afetando a autoestima tanto de mulheres quanto de homens.
Continue lendo para entender melhor o que é cervicoplastia, o preço da cirurgia, como é o pós-operatório e onde realizar o procedimento.
Cervicoplastia: o que é?
A cervicoplastia é a cirurgia do pescoço, mas também recebe outros nomes, como Lifting ou Lift cervical, Lifting de pescoço e Neck Lift.
O objetivo desse procedimento cirúrgico é melhorar os contornos do pescoço, melhorando o ângulo cervico-mentual, ou ângulo cervico mandibular, que refere-se à transição do pescoço e da mandíbula. Por isso, consegue proporcionar um pescoço mais definido e magro.
Por que o pescoço acumula gordura?
As alterações no pescoço podem ocorrer devido ao ganho de peso excessivo. Contudo, o acúmulo de gordura também pode aparecer em pessoas acima dos 35 anos de idade em função da ação do envelhecimento nas estruturas da face e do pescoço. Com o tempo, as estruturas começam a sofrer algumas alterações, como:
- Fraqueza nos ligamentos;
- Perda de elasticidade;
- Reabsorção do volume ósseo.
Também existem algumas teorias que podem explicar as alterações na face e no pescoço.
A primeira delas é a teoria da modificação dos tecidos moles, que defende que a alteração nos tecidos moles ocorre devido à contração dos músculos faciais ao longo dos anos. Isso contribui para a redistribuição de gordura, que tende a se acumular no terço inferior e na papada.
Já a segunda teoria afirma que as alterações na face ocorrem pelo deslizamento dos tecidos moles, originados da atenuação dos ligamentos. Dessa forma, posicionam-se mais abaixo, gerando um acúmulo de tecidos na porção inferior da face.
A última teoria sustenta o ganho e a perda volumétrica, além de os tecidos deflacionarem, também podem perder sustentação, gerando uma “pseudoptose” (leve queda) dos tecidos mais superficiais.
Enfim, independente da causa exata das alterações da face e do pescoço, é fato que elas ocorrem e modificam a estrutura e harmonia facial.
Como é feita a cervicoplastia?
Em todo procedimento cirúrgico, o cirurgião plástico deve garantir o máximo de conforto ao paciente. Por isso, administra-se anestesia local com sedação ou anestesia geral.
Depois, dá-se início ao procedimento, com a realização de uma incisão, de aproximadamente 3 cm, logo abaixo do queixo.
Em seguida, realiza-se a dissecção subcutânea de toda a região cervical, que permite acesso ao plano mais profundo (subplatismal).
Dessa forma, é possível esvaziar os compartimentos que causam o excesso de volume na região, que compõem a estrutura do pescoço. Entre eles, podemos citar a gordura subplatismal, as glândulas submandibulares e os músculos digástricos, que compor
Para finalizar a cirurgia de cervicoplastia, colocam-se drenos, para evitar o acúmulo de líquidos. Também é realizado o ajuste do músculo platisma, o qual é fechado posteriormente, assim como a incisão inicial.
Cervicoplastia: quem pode fazer?
Qualquer pessoa saudável pode realizar a papada com a cervicoplastia, que apresenta excesso de gordura, seja por ganho de peso ou herança genética. Veja quais são todas as recomendações para estar apto a cirurgia:
- Não apresentar condições adversas à cicatrização;
- Não possuir outras condições proibitivas;
- Não ser fumante;
- Pessoas com até 50 anos, com pouco contorno do pescoço e excesso de volume na região.
Contudo, para realizar a cervicoplastia, o paciente não pode apresentar flacidez excessiva no pescoço e deve haver uma boa linha de mandíbula.
A cirurgia também é altamente recomendada para pessoas que já tentaram outros procedimentos estéticos, contudo, não ficaram satisfeitos com os resultados.
Cervicoplastia: riscos diminuem com a experiência da cirurgia
A cirurgia apresenta poucos riscos ao paciente, especialmente se ele não apresentar nenhuma condição adversa.
A segurança do procedimento também depende da experiência do cirurgião plástico, para conseguir resolver qualquer problema que possa surgir, e evitar que ocorram.
E caso algum sintoma estranho ocorra após a cervicoplastia, no pós-operatório, o profissional conseguirá orientar o paciente da melhor forma.
Cervicoplastia: tempo de recuperação
O paciente deve retornar ao cirurgião plástico para remover os drenos após 3 a 5 dias, e os postos após 7 a 12 dias.
Os hematomas e os edemas costumam desaparecer a partir da segunda semana da cirurgia. Com isso, os resultados começam a ficar mais visíveis, com a definição do pescoço mais acentuada.
E após a recuperação da cervicoplastia, a cicatriz fica praticamente imperceptível aos olhos, já que o cirurgião realiza a incisão do procedimento logo abaixo do queixo.
Veja quais são os cuidados que o paciente deve ter após a cirurgia:
- Evitar a exposição solar;
- Evitar dobrar o pescoço;
- Evitar alimentos ácidos, muito salgados, muito doces e difíceis de mastigar;
- Evitar esforços que aumentem a pressão sanguínea e a frequência cardíaca;
- Evitar movimentos e expressões faciais amplas e forçadas;
- Evitar o calor;
- Realizar compressas úmidas e geladas em toda região central do rosto;
- Beber bastante água;
- Limpar bem todas as incisões, com água e sabonete no momento do banho;
- Dormir sem travesseiros ou com algum bem baixo, para manter o pescoço na posição neutra.
Cervicoplastia: antes e depois
Após a cirurgia, e os sintomas terem desaparecido, é possível perceber que o ângulo cervico-mentual está mais acentuado, resultando em um pescoço mais magro e definido.
Onde fazer cervicoplastia em São Paulo?
O Dr. João Carlos Pereira Filho é um cirurgião plástico com foco em rejuvenescimento da face e do pescoço, com amplo conhecimento sobre as alterações decorrentes do envelhecimento.
Realiza atendimento clínico na FK Clínica Médica, em Vila Nova Conceição – SP, e na clínica Pereira Medical, em Indianópolis.
Se formou em medicina com 24 anos na PUC-SP, na Faculdade de Medicina de Sorocaba, e nessa mesma instituição realizou residência médica de cirurgia geral e trauma.
Atualmente, é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), membro internacional da American Society of Plastics Surgeons (ASPS) e membro internacional da The Aesthetic Society (ASAPS).
Além disso, faz parte do corpo clínico do Hospital Israelita Albert Einstein e é responsável pela reconstrução de mama do Programa Cuidar, desta mesma instituição.
Desde janeiro de 2021, tem se dedicado de forma exclusiva às cirurgias de Face Lift, Neck Lift, Brow Lift e Lip Lift para melhorar os contornos das estruturas do rosto e pescoço, buscando melhorar toda a estética e beleza dessas regiões.
Essa dedicação é representada pelas viagens frequentes em busca de conhecimento, seja visitando os cirurgiões que são referências nessas áreas, seja em dissecções, cursos, congressos e encontros internacionais e nacionais.
Conheça mais sobre seu trabalho no perfil do Instagram @drjoaocarlospereiraf e do Youtube Dr. João Carlos Pereira Filho ou agende uma consulta.