A cirurgia plástica facial é uma área da medicina que realiza procedimentos cirúrgicos para alterar as características da face. É indicada tanto para corrigir assimetrias ou reverter os efeitos do envelhecimento.
Em ambos os casos, o intuito é melhorar a autoestima e o bem-estar dos pacientes, o que afeta diretamente sua saúde mental.
Para alguns pacientes, a cirurgia plástica facial também pode ser uma necessidade médica. Por exemplo, quando o excesso de pele na pálpebra superior compromete o campo de visão.
Neste material, vamos descrever quais são os procedimentos mais realizados, quando são indicados, como é a recuperação e quais cuidados são essenciais no pós-operatório.
Boa leitura!
Diferença entre cirurgia plástica e procedimentos não cirúrgicos
Ao procurar por tratamentos que rejuvenescem a face ou acentuam certas características faciais, as pessoas podem se deparar com diferentes tratamentos, como preenchimento facial e toxina botulínica.
Os procedimentos estéticos são minimamente invasivos, mas, justamente por isso, oferecem resultados temporários, que precisam de manutenção em um breve período.
A explicação para essa temporalidade é porque eles não atuam no plano mais profundo da face, onde devem ser realizadas as principais intervenções.
Além disso, muitos procedimentos estéticos são realizados por profissionais sem qualificação, que não possuem conhecimento profundo sobre a anatomia da face.
Esse é um risco que pode gerar resultados pouco satisfatórios, até mesmo com distorção facial, ou comprometer a saúde do paciente.
Por outro lado, a cirurgia plástica facial é um procedimento que altera a estrutura facial de forma duradoura, porque atua nos tecidos responsáveis por determinadas características.
Ela é capaz de reverter as alterações do envelhecimento e realizar intervenções que oferecem harmonia facial, realçando e respeitando as características faciais dos pacientes.
Tipos de cirurgia plástica
O Dr. João Carlos Pereira Filho é um especialista em procedimentos que rejuvenescem o rosto.
Veja quais são as cirurgias que oferece para seus pacientes:
Face Lift
O Face Lift, conhecido como ritidoplastia, é um procedimento cirúrgico projetado para rejuvenescer e melhorar os contornos do rosto.
Recomenda-se a cirurgia para melhorar:
- Flacidez no rosto (terço médio da face);
- Sulcos profundos:
- Entre a bochecha e a pálpebra inferior (olheiras);
- Entre a asa do nariz e o canto da boca (bigode chinês);
- Entre o canto da boca e a mandíbula/queixo (marionete);
- Volume malar (maçãs do rosto);
- Contorno da mandíbula;
- Redundância e hipertrofia do jowls (acúmulo de gordura na região do queixo).
Nesta cirurgia plástica facial, é possível remover o excesso de pele cuidadosamente, de acordo com as características individuais de cada paciente.
Neck Lift
Também conhecida como lifting de pescoço ou cervicoplastia, é um procedimento estético realizado para rejuvenescer e melhorar os contornos do pescoço.
Este procedimento pode ser realizado isoladamente ou em conjunto com o Face Lift, cuja necessidade depende da avaliação do cirurgião plástico.
O Neck Lift é indicado para corrigir características indesejadas do pescoço, incluindo:
- Excesso de volume (gordura acumulada);
- Presença de flacidez (papada);
- Falta de ângulo cervico-mentual (transição da face para o pescoço sem definição).
Forehead Lift
Este procedimento, também conhecido como lifting de sobrancelhas ou cirurgia de suspensão de sobrancelha em bloco, eleva as sobrancelhas, a testa e as têmporas.
Confira quais são as correções que o Forehead Lift promove:
- Queda da testa e das sobrancelhas;
- Sulcos na testa;
- Aparência cansada ou séria.
Temporal Lift
Também conhecido popularmente como Fox Eyes, é uma cirurgia plástica facial que eleva a região lateral do olhar, o que inclui sobrancelhas e região temporal.
O procedimento reposiciona a causa das sobrancelhas para uma posição mais superior, o que resulta em um olhar mais aberto e atraente.
Recomenda-se o temporal lift para pacientes que apresentam:
- Flacidez nas têmporas (lateral dos olhos);
- Cauda das sobrancelhas caídas;
- Sulcos e excesso de pele na área dos olhos.
Blefaroplastia
A blefaroplastia, ou cirurgia das pálpebras, é um procedimento que rejuvenesce a aparência das pálpebras superiores e inferiores.
O procedimento pode ser realizado de forma completa ou parcial, isto é, apenas as pálpebras superiores ou inferiores ou ambas em um único procedimento.
A blefaroplastia é eficaz na correção de:
- Excesso de pele e músculo;
- Volume nas pálpebras inferiores (bolsas sob os olhos);
- Flacidez na pele e nos músculos.
O objetivo do procedimento é promover um olhar mais jovem e reverter os sinais do envelhecimento
Mentoplastia
A mentoplastia, ou cirurgia do queixo, visa melhorar a harmonia facial e o perfil do paciente. A intervenção pode envolver alterar o tamanho ou reposicionar o queixo.
Indica-se o procedimento para pacientes que precisam:
- Avanço ou recuo do mento (projeção do queixo);
- Redução ou aumento do mento (tamanho do queixo).
Para aumentar o tamanho do queixo, é necessário utilizar implantes, com materiais de silicone ou porex. E para reduzi-lo, é necessário retirar um pedaço do osso e reposicioná-lo.
O objetivo desta cirurgia plástica facial é melhorar o equilíbrio entre as proporções faciais, principalmente o perfil do paciente.
Lip Lift
O lip lift também é chamado de cirurgia de elevação do lábio superior, porque promove uma eversão da porção central do lábio e encurta a distância entre o lábio superior e o nariz.
Com isso, o lábio superior fica mais projetado para fora, o que pode dar a sensação de que também adquiriu mais volume.
Veja quando o procedimento é indicado:
- Reduzir a distância entre o lábio superior e o nariz, que envelhece a face;
- Promover a eversão do lábio, isto, é aumentando a exposição do lábio superior;
- Aumentar a exposição dos dentes incisivos superiores;
- Harmonizar o sorriso.
Cirurgia plástica facial: antes e depois
Agora que você entende melhor sobre os procedimentos, confira como é o resultado de cada um:
Face Lift
Neck Lift
Forehead Lift
Temporal Lift
Blefaroplastia
Mentoplastia
Lip Lift
Cirurgia plástica facial: recuperação
Para as cirurgias de Face Lift, Neck Lift, Forehead Lift e Temporal Lift, o cirurgião plástico coloca drenos nos locais da operação, para evitar o acúmulo de líquidos.
Esses drenos são removidos entre 3 e 5 dias após a alta hospitalar.
Os pontos, geralmente, são retirados entre 7 e 12 dias após a cirurgia, contudo, a remoção depende da avaliação do cirurgião plástico.
A maior parte dos hematomas e do inchaço é esperada após a cirurgia, e podem atingir o pico até 48 horas depois do procedimento.
Os sintomas pós-operatórios começam a diminuir entre a segunda e terceira semana, dependendo do procedimento.
Leia mais sobre:
Recuperação de cirurgia plástica no rosto: 6 passos importantes
Inicialmente, as cicatrizes podem aparecer avermelhadas e elevadas. Mas, após 6 semanas, elas tendem a ficar mais suaves e discretas.
O processo de cicatrização pode levar de 6 meses a 1 ano, até que as incisões cicatrizem completamente.
Cuidados pós-operatórios
Para garantir um resultado satisfatório, e evitar complicações, após a cirurgia plástica facial, os pacientes devem seguir algumas recomendações médicas.
Em primeiro lugar, não é recomendado que o paciente dirija após logo após a alta hospitalar e não passe a primeira noite sozinho, caso precise de ajuda.
É indispensável proteger a área operada do sol e evitar fontes de calor (banhos quentes, saunas e secadores), porque podem prejudicar a cicatrização e aumentar o inchaço.
Caso saia ao sol, é necessário usar óculos escuros e chapéu, além de protetor solar, conforme a indicação do cirurgião plástico.
Os pacientes devem evitar esforços físicos intensos e movimentos faciais amplos, para não forçar os pontos e aumentar o inchaço.
Da mesma forma, devem dormir com travesseiros baixos, para manter o rosto em uma posição neutra.
A área deve ser limpa com água morna e sabonete neutro, e deve secá-la delicadamente sem esfregar. No entanto, o cabelo só deve ser lavado após 24 horas da cirurgia plástica facial.
A American Society of Plastic Surgeons recomenda que os pacientes não pintem o cabelo ou usem maquiagem até a liberação do cirurgião.
Os pacientes devem usar roupas confortáveis, com golas abertas para não causar atrito ou irritar a pele, e sapatos sem cadarço, para evitar que o rosto fique inclinado para baixo.
Manter-se bem hidratado é fundamental para os tecidos recuperarem-se adequadamente. O ideal é beber pelo menos 2 litros de água por dia.
Por outro lado, é necessário evitar o consumo de álcool e cafeína, pois desidratam a pele, o que pode prejudicar a cicatrização dos tecidos.
Além disso, o paciente deve evitar ingerir alimentos muito salgados, doces, ácidos, ou difíceis de mastigar. Isso porque estimulam a salivação, o que aumenta a deglutição e o esforço dos tecidos da região.
Onde fazer cirurgia plástica facial?
O Dr. João Carlos Pereira Filho é um cirurgião plástico especializado em procedimentos estéticos da face e do pescoço, que melhoram os contornos dessas regiões.
Atualmente, o cirurgião realiza atendimentos nas clínicas:
Pereira Medical
- Av. Ibirapuera, 1753 – 9° Andar – Indianópolis, São Paulo.
FK Clínica Médica
- Av. Pres. Juscelino Kubitschek, 1545 – Conj 117/118, Vila Nova Conceição – SP.
E as cirurgias são realizadas no Hospital Israelita Albert Einstein, no endereço: av. Albert Einstein, 627 – Morumbi – SP.
Agende uma consulta com o Dr. João Carlos Pereira Filho pelo formulário:
Conheça o Dr. João Carlos Pereira Filho
Formado em medicina com 24 anos na PUC-SP, na Faculdade de Medicina de Sorocaba, também realizou residência médica de cirurgia geral e trauma nessa mesma instituição.
Atualmente, é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), membro internacional da American Society of Plastic Surgeons (ASPS) e membro internacional da The Aesthetic Society (ASAPS).
Além disso, faz parte do corpo clínico do Hospital Israelita Albert Einstein e é responsável pela reconstrução de mama do Programa Cuidar, desta mesma instituição.
Desde janeiro de 2021, tem se dedicado de forma exclusiva às cirurgias de Face Lift, Neck Lift e Forehead Lift para melhorar os contornos das estruturas do rosto e pescoço, buscando melhorar toda a estética e beleza dessas regiões.
Essa dedicação é representada pelas viagens frequentes em busca de conhecimento, seja visitando os cirurgiões que são referências nessas áreas, seja em dissecções, cursos, congressos e encontros internacionais e nacionais.
Conheça mais sobre seu trabalho no perfil do Instagram @drjoaocarlospereiraf e do Youtube Dr. João Carlos Pereira Filho.