
O mercado oferece diversos procedimentos estéticos que prometem rejuvenescer a face, como o Endolift. Mas será que essas técnicas são eficazes e duradouras quanto a um procedimento cirúrgico?
Abordando especificamente o endolifting, ele promete não apenas o rejuvenescimento facial, como também a melhora da textura da pele e a redução de gordura localizada.
No entanto, qualquer ação no rosto deve ser realizada após uma avaliação minuciosa das estruturas faciais, para compreender todas as alterações que foram causadas pelo envelhecimento.
Mesmo que o intuito não seja rejuvenescer a face, e sim melhorar certas características genéticas, a intervenção do profissional deve considerar a anatomia facial do paciente.
Neste artigo, vamos discutir mais a fundo sobre o Endolift, o que é, quais são seus resultados e sua diferença para a cirurgia plástica, especificamente, o Lifting Facial.
Boa leitura!
O que é Endolift?
É uma técnica de rejuvenescimento que utiliza um laser para melhorar a flacidez da pele e outros sinais do envelhecimento, como rugas e manchas.
O procedimento ganhou popularidade por ser minimamente invasivo, já que não é necessário realizar cirurgias, e ser realizado em pouco tempo.
Por causa deste fator, no Endolift, a recuperação do paciente é mais rápida, já que todos os sintomas pós-procedimento somem em poucos dias.
Como funciona o Endolift?
A técnica utiliza um feixe de laser, por isso também é chamada de Endolaser, através de uma fibra óptica que penetra a pele e atinge os tecidos subcutâneos.
A promessa do procedimento é que o calor estimula as células a produzirem colágeno, o que melhora a firmeza e o aspecto da pele.
Esse mesmo calor ajudaria a reduzir as gorduras, para diminuir o excesso de volume em certas regiões da face, que prejudicam o contorno facial.
Leia mais sobre:
Recuperação de cirurgia plástica no rosto
Qual a diferença entre Endolifting e lifting facial?

Enquanto o Endolift é um procedimento minimamente invasivo, o lifting facial é um procedimento que envolve a intervenção cirúrgica.
O Endolift atua diretamente sobre a pele, enquanto o Face Lift, como também é chamada a cirurgia plástica, atua em todos os planos do rosto necessários para reverter ou retardar o envelhecimento.
Outra diferença entre os procedimentos é a duração do resultado:
- No Endolift Laser Facial, os efeitos são percebidos por até pouco mais de um ano, sendo que a duração depende do estilo de vida do paciente.
- Já no Lifting cirúrgico, os efeitos podem ser percebidos por muitos anos, por isso, dizemos que os resultados são duradouros.
No Endolift, não é necessário realizar incisões, já que o laser penetra a pele. Já no Lifting Facial, é necessário realizar incisões na lateral da costeleta e ao redor das orelhas, para acessar o plano mais profundo da face.
No procedimento cirúrgico, a recuperação total pode levar até 6 meses, e os resultados costumam ficar mais visíveis após a terceira semana.
Por outro lado, no procedimento não-cirúrgico, após 48h, já é possível perceber os efeitos do tratamento, que podem continuar aparecendo até 90 dias depois, e a recuperação dura apenas alguns dias.
No Face Lifting, é possível reposicionar os tecidos flácidos e remover o excesso de pele, enquanto que no endolift isso não é possível.
O resultado do tratamento não-invasivo depende do processo natural da pele. Contudo, a atividade celular diminui ao longo dos anos. Por isso, não é possível obter um rejuvenescimento facial completo, como ocorre com a cirurgia plástica.
Além disso, em um procedimento cirúrgico, é possível associar o Lifting Facial com outras cirurgias, como o Neck Lift e o Forehead Lift, para promover um rejuvenescimento harmônico e natural do paciente.
Qual é melhor: Endolift ou Face Lift?
Ambos os procedimentos são seguros se forem realizados por profissionais capacitados, com formação e experiência na área de rejuvenescimento facial.
Contudo, para obter resultados naturais e duradouros, recomenda-se realizar o Lifting Facial ao invés do Endolift.
No entanto, após realizar o procedimento cirúrgico, é possível sim realizar tratamentos com laser para melhorar a textura da pele e de gordura para recuperação do volume perdido.
Onde fazer Lifting Facial em São Paulo?
O Dr. João Carlos Pereira Filho é um cirurgião plástico especializado em rejuvenescimento facial, por meio de procedimentos estéticos da face e do pescoço, que melhoram os contornos dessas regiões.
Atualmente, o cirurgião realiza atendimentos nas clínicas:
Pereira Medical
- Av. Ibirapuera, 1753 – 9° Andar – Indianópolis, São Paulo.
FK Clínica Médica
- Av. Pres. Juscelino Kubitschek, 1545 – Conj 117/118, Vila Nova Conceição – SP.
E as cirurgias são realizadas no Hospital Israelita Albert Einstein, no endereço: av. Albert Einstein, 627 – Morumbi – SP.
Agende uma consulta com o Dr. João Carlos Pereira Filho pelo formulário: