Os fios de sustentação são uns dos procedimentos estéticos que popularizaram nos últimos anos, com a finalidade de rejuvenescer a aparência da pele. Contudo, não é a melhor opção para quem deseja um resultado definitivo.
Além disso, há muitos profissionais no mercado de estética que oferecem este tipo de serviço. No entanto, os mais adequados para realizar qualquer tipo de alteração ou procedimento no rosto são os cirurgiões plásticos e os dermatologistas.
Isso porque possuem um conhecimento mais aprofundado da região, como músculos, ligamentos e veias, o que garante a redução de riscos e efeitos adversos.
Então, se você deseja saber mais sobre riscos e contraindicações dos fios de sustentação e soluções cirúrgicas alternativas mais atrativas, como o Face Lift, continue sua leitura.
O que é fio de sustentação?
O fio de sustentação é um procedimento estético que promete melhorar a aparência da pele, o que inclui a flacidez e as rugas, do rosto e do pescoço.
Entre os tipos de fios, existem os absorvíveis, que têm a principal finalidade de promover a produção de colágeno. São eles: os Fios PLLA (Fios de ácido polilático) e os Fios de PDO (Fios de polidioxanona).
E também existem os chamados permanentes, que têm como principal objetivo sustentar a pele. São eles: Fio Russo (polipropileno), Fio de Ouro e Fio Búlgaro (policaproamida).
Desvantagens e riscos dos fios de sustentação
Os fios de sustentação para o rosto, os absorvíveis, apesar de apresentarem menos riscos à saúde do paciente, fornecem resultados pouco duradouros. Isso exige que o paciente retorne diversas vezes à clínica para manter o efeito do procedimento, pelo tempo em que ela desejar ter o resultado.
Os Fios de PDO permanecem no organismos por volta de 6 a 8 meses, contudo, os resultados podem ser vistos até 2 anos após a absorção. Já os Fios de PLLA são absorvidos entre o período de 12 e 24 meses, podendo ultrapassar essa marca.
Já os Fios Búlgaros prometem resultado por 5 anos, contudo, não apresenta resultados tão satisfatórios.
O Fio Russo promete um resultado permanente, assim como o Fio de Ouro. Contudo, há muitos casos de fios de sustentação que deram errado, porque ele apresenta riscos ao paciente.
E, como foi dito no início deste texto, muitos profissionais de diversas áreas fornecem esses serviços estéticos, o que pode ser muito perigoso, por falta de conhecimento aprofundado da anatomia facial.
Outros riscos dos fios de sustentação
Os fios de sustentação permanentes, que não são absorvíveis, tracionam os tecidos por causa de suas espículas, isso gera o efeito lifting.
No entanto, isso ocorre apenas em locais específicos da inserção, e não em toda a região, ou seja, acabam “amassando” a bochecha. A consequência é uma aparência dismórfica, que não ressalta os contornos naturais da face.
Além disso, os fios de sustentação podem afetar o resultado de cirurgias plásticas, caso você deseje realizar uma posteriormente para corrigir a sua face. Entenda os motivos abaixo:
- O local de inserção dos fios gera uma cicatriz (fibrose) ao redor, alterando o aspecto dos tecidos, assim como sua capacidade de tração;
- A tração dos fios de sustentação altera a posição das estruturas da região, como gordura, nervos e glândulas, o que interfere na execução da cirurgia.
Qual procedimento é melhor para rejuvenescer o rosto?
Para quem deseja resultados definitivos, os procedimentos cirúrgicos, como o Face Lift e Neck Lift, são os mais recomendados para quem quer uma alternativa aos fios de sustentação.
O cirurgião plástico tem conhecimento não só sobre a anatomia humana, como também sobre os efeitos do envelhecimento na face e no pescoço.
É fundamental conhecer como a pele e toda a estrutura do local modificam com o envelhecimento, além de identificar essas alterações e classificá-las.
No vídeo abaixo, você consegue entender melhor sobre o processo de envelhecimento e quais são os tipos.
Enfim, realizando uma avaliação de forma individualizada, é possível devolver o revestimento do rosto, volume e contorno natural da face e do pescoço.
Agora, conheça os procedimentos estéticos cirúrgicos mais recomendados para você que deseja obter um resultado duradouro e bonito:
Face Lift
O Face Lift, também conhecido como Ritidoplastia ou Lifting Facial, é um procedimento que rejuvenesce a pele e melhora os contornos do rosto.
O procedimento reposiciona os tecidos (musculatura, gordura e pele) flácidos e caídos em uma posição mais superior e lateral. O resultado são sulcos menos aparentes e contornos mais lineares e definidos, principalmente da região da mandíbula.
Veja abaixo tudo o que o Face Lift pode melhorar:
- A flacidez no terço médio da face;
- O sulco profundo entre a bochecha e a pálpebra inferior (olheira);
- O sulco profundo entre a asa do nariz e o canto da boca (bigode chinês);
- O sulco profundo entre o canto da boca e mandíbula/queixo (marionete);
- Perda do volume malar (maçã do rosto);
- Falta de definição da mandíbula;
- Redundância e hipertrofia do jowls (bulldog).
Neck Lift
A cirurgia Neck Lift, também conhecida como lifting de pescoço ou cervicoplastia, é um procedimento estético realizado para rejuvenescer e melhorar os contornos do pescoço.
Esse procedimento pode ser realizado de forma isolada ou em conjunto ao Face Lift, caso você queira melhorar a aparência da face também.
O resultado ocorre por causa da remoção do esvaziamento de estruturas em excesso, ajuste da musculatura e reacomodação da pele sobrejacente. Dessa forma, é possível obter um pescoço mais magro e definido.
Outros procedimentos cirúrgicos
Além dos tratamentos citados acima, é possível realizar outras cirurgias para rejuvenescer a face e melhorar o aspecto da pele. Entre elas, podemos citar:
- Forehead Lift ou Lifting de Sobrancelhas: eleva as sobrancelhas em conjunto com a testa e as têmporas, para minimizar as linhas de expressão e promover um olhar mais aberto;
- Temporal Lift ou Fox Eyes: eleva toda região lateral do olhar, incluindo as sobrancelhas e a região temporal, para melhorar a flacidez na lateral dos olhos e proporcionar um olhar mais jovem e atraente;
- Blefaroplastia ou Cirurgia das Pálpebras: ressecamento de estruturas em excesso e reposicionamento de estruturas flácidas, para promover um olhar menos cansado e mais jovem;
- Mentoplastia ou Cirurgia do Queixo: realiza a redução, aumento ou reposicionamento do queixo para melhorar a harmonia facial e o perfil do paciente;
- Lip Lift ou Cirurgia de Elevação do Lábio Superior: restaura o volume do lábio superior. A cirurgia encurta a distância entre o lábio e o nariz e promove uma eversão da porção central do lábio.
Onde fazer procedimentos estéticos seguros? Conheça o Dr. João Carlos
Atualmente, o Dr. João Carlos é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), membro internacional da American Society of Plastics Surgeons (ASPS) e membro internacional da The Aesthetic Society (ASAPS).
Além disso, faz parte do corpo clínico do Hospital Israelita Albert Einstein e é responsável pela reconstrução de mama do Programa Cuidar, desta mesma instituição.
Desde janeiro de 2021, tem se dedicado de forma exclusiva às cirurgias de Face Lift, Neck Lift, Brow Lift e Lip Lift para melhorar os contornos das estruturas do rosto e pescoço, buscando melhorar toda a estética e beleza dessas regiões.
Essa dedicação é representada pelas viagens frequentes em busca de conhecimento, seja visitando os cirurgiões que são referências nessas áreas, seja em dissecções, cursos, congressos e encontros internacionais e nacionais.
Conheça mais sobre seu trabalho no perfil do Instagram @drjoaocarlospereiraf ou agende uma consulta.