A flacidez no rosto é um dos sinais de envelhecimento da pele que vai se acentuando e se tornando mais visível com o passar do tempo, devido à perda natural de colágeno dos tecidos moles, além de fatores ambientais.
O colágeno é a proteína do corpo responsável por manter a estrutura, firmeza e elasticidade da pele e sua produção é reduzida cerca de 1% ao ano, a partir dos 25 anos, e 30% no período da menopausa da mulher.
Essa questão, comumente, desencadeia muitos conflitos com a aparência, impactando a autoestima, principalmente, das mulheres.
Por isso, falaremos neste conteúdo fatores que podem potencializar a flacidez, formas de prevenção e como tratar o problema.
O que causa flacidez no rosto?
São vários fatores que podem causar a flacidez facial, entre eles estão:
Perda de colágeno
O colágeno é uma substância produzida naturalmente pelo corpo e representa 70% de toda a proteína da pele.
Entre as funções do colágeno, estão: manter a sustentação óssea e assegurar a firmeza e elasticidade. Essas são condições que ajudam a preservar a face rejuvenescida e menos flácida.
A partir dos 25 anos, devido ao processo natural de envelhecimento, o organismo começa a produzir menos colágeno. Depois, diminui ainda mais a ao longo do tempo e, como consequência, começam a surgir os sinais de flacidez no rosto.
Entre eles, podemos citar a sobra de pele, perda de volume e de contorno da face, pele fina, queda das pálpebras e bochechas e aparência de cansaço.
O envelhecimento e o surgimento da flacidez pode acontecer de maneira diferente de uma pessoa para outra, devido às questões genéticas.
Emagrecimento repentino
Ocorre flacidez no rosto após emagrecimento, principalmente quando é um processo repentino, que é mais perceptível em idade mais avançada.
A pele fica flácida porque as fibras de colágeno e elastina são rompidas, trazendo a impressão de derretimento facial.
Para reverter a situação desses casos, é indicado procurar um médico cirurgião plástico para avaliação e realização de cirurgia plástica no rosto, como um Deep Plane Facelift.
Exposição solar
Além das alterações próprias da pele, a absorção da luz ultravioleta também causa mudanças no funcionamento das células, chamadas de fotodanos.
Na epiderme, os melanócitos, que são células responsáveis por produzir menos melanina, reduzem de quantidade, o que causa algumas disfunções, como manchas brancas na pele.
Já na derme, podemos perceber a flacidez no rosto. Na pele desprotegida, é possível observar sinais de inflamação crônica. Os fibroblastos, responsáveis por produzir colágeno, encontram-se em menor número.
Além disso, alguns componentes da matriz extracelular, como os glicosaminoglicanos, aumentam.
No entanto, eles encontram-se em uma camada mais abaixo da pele, o que impede a regulação da hidratação da estrutura. Por consequência, a pele fica mais seca e áspera.
Como evitar flacidez no rosto?
Antes de abordarmos qual o melhor tratamento para flacidez no rosto, é importante salientar que alguns hábitos são fundamentais para prevenir e promover uma pele saudável:
- A alimentação exerce papel primordial nesta equação, por exemplo, consumir alimentos com ação antioxidante, como frutas vermelhas, cítricas e peixes, ajudam a reduzir os radicais livres responsáveis pelo envelhecimento precoce, favorecendo o rejuvenescimento do rosto;
- A ingestão de água elimina as toxinas do corpo e ajuda a renovar as fibras de colágeno, portanto, a hidratação também se torna indispensável para a manutenção da pele;
- Além disso, a prática de exercício físico contribui para a circulação sanguínea, oxigenação e nutrição;
- O sono de qualidade é outro hábito de suma importância para o bom funcionamento do corpo e para a regeneração das células;
- Evitar o tabagismo, a exposição excessiva ao sol, principalmente sem protetor solar e o consumo excessivo de bebidas alcoólicas, etc.
Cuidados diários com a pele
O que ajuda a manter a pele com aspecto bonito e saudável é saber como evitar flacidez no rosto por meio de cuidados diários que promovem a limpeza, hidratação e proteção solar.
Além disso, é possível encontrar produtos com ativos que podem ajudar a estimular o colágeno, promover a elasticidade e firmeza da pele, como o retinol, vitamina c e ácido hialurônico.
Contudo, é pertinente consultar um médico especializado para saber, de fato, o que é bom para flacidez no rosto. Afinal, cada pessoa possui estilos de vida e pele diferentes e o uso de produtos com os ativos citados acima podem causar irritações.
Qual o melhor tratamento para flacidez no rosto?
A cirurgia plástica estética inclui procedimentos cirúrgicos que melhoram e reestruturam regiões flácidas da face, com objetivo de melhorar a aparência e a autoconfiança dos pacientes.
Contudo, é importante ressaltar que os procedimentos cirúrgicos necessitam de uma avaliação individualizada por um médico cirurgião plástico qualificado e especialista nesses tipos de cirurgias.
A decisão de submeter-se a uma cirurgia deve ser uma escolha pessoal e avaliada juntamente com o profissional, visando os objetivos e a saúde do paciente em questão.
Face Lift – Cirurgia da face
Entre os procedimentos, o Face Lift é um dos melhores tratamentos para flacidez no rosto.
O procedimento visa restaurar os efeitos causados pela perda de colágeno, ação da gravidade, exposição solar, estresse, tabagismo e outros fatores, como a perda dos contornos, rugas finas e grossas e excesso de pele.
Acentuando os sulcos entre o nariz e a boca, proporcionando resultados duradouros e naturais, rejuvenescendo a face.
Para obter resultados ainda mais satisfatórios, alguns tratamentos complementam o Face Lift.
Forehead Lift – Suspensão de Sobrancelha em bloco
Esse procedimento tem a finalidade de minimizar as rugas da testa, elevar as sobrancelhas em conjunto com a testa e as têmporas. Isso permite posicioná-las de uma forma que o olhar fique mais jovem e atento, sem aparência de cansaço.
Blefaroplastia – Cirurgia das pálpebras
A cirurgia das pálpebras ou blefaroplastia tem como objetivo rejuvenescer a aparência das pálpebras, superiores e inferiores, causada pela flacidez.
Nesse procedimento, estruturas em excesso são ressecadas e estruturas flácidas são reposicionadas, resultando em menos rugas, flacidez, músculos e bolsas sob os olhos.
Temporal Lift – Cirurgia das Têmporas
Para tratar a flacidez e a queda dos tecidos nas áreas laterais dos olhos e têmporas, o Temporal Lift é uma cirurgia que eleva e reposiciona essas regiões, melhorando a flacidez na lateral dos olhos, elevando a cauda das sobrancelhas.
Dessa forma, a estrutura fica mais retificada e menos arqueada, proporcionando uma aparência mais firme e jovem.
Neck Lift – Cirurgia do pescoço
Assim como a face, o pescoço também passa pelo processo de envelhecimento, nesse caso, o Neck Lift é uma cirurgia para rejuvenescer a aparência dessa região, restaurando a queda e esvaziamento dos compartimentos de gordura, bolsas proeminentes e excesso de pele.
Portanto, promove uma transição mais nítida entre a face e pescoço na visão oblíqua.
Tratamento para flacidez no rosto com o Dr. João Carlos Pereira Filho

O Dr. João Carlos Pereira Filho, é cirurgião plástico especializado em procedimentos estéticos da face e do pescoço.
Atualmente o Dr. João Carlos é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), membro internacional da American Society of Plastics Surgeons (ASPS) e membro internacional da The Aesthetic Society (ASAPS).
Além disso, faz parte do corpo clínico do Hospital Israelita Albert Einstein e é responsável pela reconstrução de mama do Programa Cuidar, desta mesma instituição.
Desde Janeiro de 2021, tem se dedicado de forma exclusiva às cirurgias de Face Lift, Neck Lift, Brow Lift e Lip Lift para melhorar os contornos das estruturas do rosto e pescoço, buscando melhorar toda a estética e beleza dessas regiões.
Essa dedicação é representada pelas viagens frequentes em busca de conhecimento, seja visitando os cirurgiões que são referências nessas áreas, seja em dissecções, cursos, congressos e encontros internacionais e nacionais.
Entre em contato e agende uma consulta.