No lifting temporal, o antes e depois dos pacientes são bem visíveis, porque eles apresentam um olhar mais firme, jovem e atraente após o procedimento.
Porém, para garantir um resultado satisfatório, os pacientes devem seguir as recomendações do seu cirurgião plástico antes e depois da cirurgia.
Esses cuidados são essenciais para o local recuperar-se corretamente e as estruturas, que foram suspensas, fixarem-se adequadamente na nova posição.
Então, se você quer saber mais sobre o procedimento e o resultado e deseja conferir fotos do lifting temporal antes e depois, com uma comparação da região operada dos pacientes, acompanhe este conteúdo!
Lifting temporal: antes e depois de pacientes
Antes do lifting temporal, também conhecido como Fox Eyes, os pacientes apresentam a cauda das sobrancelhas caídas, cuja porção final está mais embaixo.
Além disso, a porção final dos olhos está mais fechada, o que pode ser causado pelo excesso e dobra de pele na lateral do olho (capuz temporal).
Ambos aspectos provocam a sensação de um olhar triste e cansado, que são características marcantes do paciente antes da cirurgia das têmporas.
Depois do lifting temporal, os pacientes apresentam a cauda da sobrancelha mais retificada e menos arqueada e um olhar mais desenhado e atraente.
A cirurgia também corrige a flacidez e o excesso de pele ao redor dos olhos.
Esses resultados são perceptíveis de forma mais evidente após algumas semanas do procedimento.
Veja algumas fotos comparativas de pacientes que realizaram o lifting temporal, com antes e depois.

Para alcançar um resultado satisfatório, é necessário suspender toda a região lateral dos olhos, que inclui as sobrancelhas e as têmporas. Essas estruturas são reposicionadas mais acima, para promover o efeito lifting.
E para que permaneçam nessa posição, o cirurgião plástico faz pontos na musculatura, que são fixados na fáscia temporal profunda, que é uma camada fibrosa do músculo temporal.
Depois, a pele também é reposicionada e fixada com auxílio da rede hemostática. Nesse momento, também é possível ressecar (remover) parte do excesso de pele, caso o paciente apresente capuz temporal.
O lifting temporal dá origem a uma cicatriz praticamente imperceptível, porque realiza a incisão dentro do cabelo na região temporal.
Este procedimento também é comumente associado à blefaroplastia, ou cirurgia das pálpebras, que resseca estruturas em excesso e reposiciona estruturas flácidas.
No entanto, quando todas as estruturas do terço superior estão caídas, o mais recomendado é suspender toda a região em bloco (conjunto que abrange sobrancelhas, testa e têmporas) com o Forehead Lift.
Cuidados do lifting de temporal antes e depois

Para garantir resultados visíveis, seguros e satisfatórios, o paciente precisa seguir as recomendações do seu cirurgião plástico, antes e depois do procedimento.
Cuidados antes da cirurgia
Antes de tudo, para realizar o procedimento, o paciente precisa atender alguns critérios, como:
- Ser saudável;
- Não ser fumante;
- Não possuir condições adversas à cicatrização;
- Não apresentar condições proibitivas à cirurgia.
O motivo é porque estes medicamentos afinam o sangue e favorecem sangramentos e hematomas, que podem causar complicações ou prejudicar a recuperação.
Cuidados depois da cirurgia
Após o procedimento, o paciente não deve realizar algumas atividades.
Em primeiro lugar, deve evitar a exposição solar e o calor, porque podem causar edema (inchaço) e pigmentar as equimoses (manchas que aparecem na pele com o rompimento dos vasos sanguíneos, ambos comuns após a cirurgia.
Outro cuidado que deve-se tomar é com a realização de esforço físico, que aumenta os batimentos cardíacos e, consequentemente, também pode aumentar o inchaço e as chances de sangramento e hematomas.
Além disso, o paciente não deve realizar movimentos e expressões faciais amplas e forçadas, para não causar sangramentos e prejudicar a cicatrização.
Outro ponto importante é que é necessário colocar em prática alguns cuidados:
- O paciente deve realizar compressas úmidas e geladas na região do procedimento, porque auxilia na reabsorção do edema e das equimoses;
- Da mesma forma, é necessário beber bastante água, que também diminui o inchaço e favorece a cicatrização;
- Por fim, é essencial limpar bem todas as incisões com água e sabonete no momento do banho, para evitar infecções.
Onde fazer lifting temporal em São Paulo?
O Dr. João Carlos Pereira Filho é um cirurgião plástico especializado em procedimentos estéticos da face e do pescoço, com o objetivo de rejuvenescer e melhorar os contornos da região.
Atualmente, o cirurgião realiza atendimentos nas clínicas:
Pereira Medical
- Av. Ibirapuera, 1753 – 9° Andar – Indianópolis, São Paulo.
FK Clínica Médica
- Av. Pres. Juscelino Kubitschek, 1545 – Conj 117/118, Vila Nova Conceição – SP.
E as cirurgias são realizadas no Hospital Israelita Albert Einstein, no endereço: av. Albert Einstein, 627 – Morumbi – SP.
Agende uma consulta com o Dr. João Carlos Pereira Filho pelo formulário:
Conheça o Dr. João Carlos Pereira Filho

Formado em medicina com 24 anos na PUC-SP, na Faculdade de Medicina de Sorocaba, também realizou residência médica de cirurgia geral e trauma nessa mesma instituição.
Atualmente, é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), membro internacional da American Society of Plastic Surgeons (ASPS) e membro internacional da The Aesthetic Society (ASAPS).
Além disso, faz parte do corpo clínico do Hospital Israelita Albert Einstein e é responsável pela reconstrução de mama do Programa Cuidar, desta mesma instituição.
Desde janeiro de 2021, tem se dedicado de forma exclusiva às cirurgias de Face Lift, Neck Lift, Brow Lift e Lip Lift para melhorar os contornos das estruturas do rosto e pescoço, buscando melhorar toda a estética e beleza dessas regiões.
Essa dedicação é representada pelas viagens frequentes em busca de conhecimento, seja visitando os cirurgiões que são referências nessas áreas, seja em dissecções, cursos, congressos e encontros internacionais e nacionais.
Conheça mais sobre seu trabalho no perfil do Instagram @drjoaocarlospereiraf e do Youtube Dr. João Carlos Pereira Filho.
