Quando alguém quer investir em um Lip Lift, o antes e depois de outras pessoas podem servir como comparativo para entender melhor quais serão os resultados.
Quem analisa as imagens percebe que o novo visual pode ser muito satisfatório para quem fez a cirurgia labial, pois é possível perceber a melhora do volume do lábio superior, que ajuda a rejuvenescer a face, assim como melhorar a harmonia facial.
Isso acontece porque o cirurgião plástico encurta a distância entre o nariz e o lábio, cuja região costuma ser mais alongada na velhice, uma característica marcante do processo de envelhecimento.
Esse distanciamento ocorre devido às alterações graduais nas estruturas da face ao longo dos anos, tais como:
- Absorção de gordura;
- Diminuição da espessura e elasticidade da pele;
- Diminuição da aderência entre a pele e o tecido subcutâneo;
- Redução do volume ósseo;
- Flacidez dos tecidos moles;
- Enfraquecimento muscular e dos tecidos conjuntivos.
Todas essas alterações também interferem na aparência de outras regiões da face, como olhos, sobrancelhas, testa e bochechas, e do pescoço, não apenas nos lábios.
Além disso, é fundamental entender que elas são normais e esperadas, contudo, cada pessoa envelhece de um jeito único, por conta da genética e de fatores extrínsecos, como:
- Quantidade de exposição solar e uso de protetor solar;
- Tabagismo;
- Índice de massa corporal;
- Fatores hormonais;
- Alcoolismo;
- Prática de atividades ao ar livre;
- Alimentação e absorção de nutrientes.
Além desses, também podemos citar câncer de pele, radioterapia e quimioterapia.
Por isso, o envelhecimento age diferente em cada indivíduo. E, para reverter os sinais, é necessário fazer uma análise profunda das características faciais do paciente, assim como ter conhecimento sobre os efeitos e alterações do envelhecimento na face.
Então, se você quer saber como é a comparação do Lip Lifting antes e depois, assim como os cuidados pré e pós-operatórios, continue acompanhando este conteúdo.
Para quem é o Lip Lift?
O Lip Lift serve para pessoas que:
- Têm uma distância grande entre o nariz e o lábio;
- Têm o lábio invertido, isto é, virado para baixo e para dentro, que caracteriza os lábios finos do envelhecimento;
- Possuem lábios superiores que cobrem a exposição dos dentes superiores;
- Possuem lábios finos, ou pouco volumosos, como característica genética, e desejam ganhar mais concavidade no lábio superior.
Para resolver esse casos, é necessário provocar uma eversão do lábio superior, encurtando a distância entre as estruturas. Para isso, retira-se um pouco da pele e do tecido fibroso da boca. Se necessário, o cirurgião plástico reposiciona o próprio músculo da região para dar mais volume.
Para realizar a cirurgia, o paciente precisa ser saudável, não fumante, não possuir condições adversas à cicatrização ou proibitivas à cirurgia.
Cuidados da cirurgia Lip Lift antes e depois
É fundamental que o paciente siga algumas recomendações para não causar nenhuma interferência na cirurgia, assim como na recuperação.
Antes do Lip Lift
- Ingerir refeições leves nos dias que antecedem o procedimento e fazer jejum no dia, de acordo com a orientação médica;
- Abster-se de alimentos no dia da cirurgia;
- Abster-se de bebidas alcoólicas e tabaco, por pelo menos, duas semanas antes da cirurgia;
- Evitar medicamentos que aumentam a pressão sanguínea, como aspirinas e anti-inflamatórios;
Depois do Lip Lift
- Evitar a exposição direta ao sol (pois pode afetar a coloração dos hematomas e cicatrizes);
- Evitar atividades que elevem a pressão arterial e a frequência cardíaca (pois isso pode aumentar o inchaço, a probabilidade de sangramento e hematomas);
- Evitar movimentos faciais amplos e forçados (para promover a cicatrização dos tecidos mais profundos);
- Evitar o calor (pois pode aumentar o inchaço);
- Aplicar compressas frias e úmidas na região central do rosto (para ajudar a reduzir o inchaço e os hematomas);
- Manter-se hidratado, bebendo bastante água (para ajudar na redução do inchaço e na cicatrização);
- Limpar cuidadosamente todas as incisões com água e sabonete durante o banho (para prevenir infecções e favorecer a cicatrização).
Fotos do Lip Lift: antes e depois do sorriso e da boca
Antes de se submeter ao procedimento, o cirurgião plástico realiza uma avaliação detalhada, assim como discute-se as expectativas do paciente, para garantir que o procedimento vai proporcionar o resultado que ele busca.
Fotografias de “antes” são tiradas para documentar o estado inicial e servir de base para comparações futuras.
O impacto do lip lift é imediatamente visível após a recuperação, que geralmente leva de uma a duas semanas.
Como é feito o Lip Lift?
Para realizar o procedimento, é necessário administrar medicações anestésicas, que podem ser anestesia local com sedação ou anestesia geral.
O Lip Lift é realizado através de um corte na base nasal, bem na transição do nariz com o lábio superior, em forma de chifre de boi. Essa incisão dá acesso ao músculo orbicular da boca para que possa ser ressecado ou reposicionado.
Em alguns casos, enxerto de gordura pode ser utilizado para aumentar o volume dos lábios e contribuir para a estética da região.
Para manter as alterações e promover o resultado desejado, as suturas são fixadas em estruturas fortes, como septo e ligamentos piriformes, com pontos absorvíveis.
A cicatriz, portanto, fica bem posicionada e camuflada, quase imperceptível, com um tecido cicatricial bem fino.
Onde fazer a cirurgia de Lip Lift?
De fato, a comparação de Lip Lifting labial antes e depois mostra que é possível mudar não só as características faciais, como também a autoestima dos pacientes.
E por se tratar da face, é essencial realizar qualquer procedimento com um especialista em rejuvenescimento facial, como o Dr. João Carlos Pereira Filho.
Formado em medicina com 24 anos na PUC-SP, na Faculdade de Medicina de Sorocaba, e nessa mesma instituição realizou residência médica de cirurgia geral e trauma.
Atualmente, é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), membro internacional da American Society of Plastics Surgeons (ASPS) e membro internacional da The Aesthetic Society (ASAPS).
Além disso, faz parte do corpo clínico do Hospital Israelita Albert Einstein e é responsável pela reconstrução de mama do Programa Cuidar, desta mesma instituição.
Desde janeiro de 2021, tem se dedicado de forma exclusiva às cirurgias de Face Lift, Neck Lift, Brow Lift e Lip Lift para melhorar os contornos das estruturas do rosto e pescoço, buscando melhorar toda a estética e beleza dessas regiões.
Essa dedicação é representada pelas viagens frequentes em busca de conhecimento, seja visitando os cirurgiões que são referências nessas áreas, seja em dissecções, cursos, congressos e encontros internacionais e nacionais.
Conheça mais sobre seu trabalho no perfil do Instagram @drjoaocarlospereiraf e do Youtube Dr. João Carlos Pereira Filho ou agende uma consulta.