
O Mini Face Lift é uma variação do Face Lift, um procedimento cirúrgico que rejuvenesce a face.
Foi criado para corrigir os sinais do envelhecimento precoce em pacientes mais jovens, que têm entre 30 e 50 anos.
A cirurgia plástica corrige pequenas alterações, como um leve grau de flacidez, mas que não vem acompanhado de excesso de pele.
Portanto, ela não consegue melhorar a falta de definição da mandíbula, que marca a transição para o pescoço, e a redundância e hipertrofia do jowls (bulldog), por exemplo.
O Mini Face Lift tem o foco em melhorar a flacidez na porção central do rosto e nas bochechas.
Então, caso seja necessário corrigir o volume no terço inferior da face, por causa de excesso de pele ou acúmulo de gordura, é preferível realizar o Face Lifting.
E, se o cirurgião plástico avaliar a necessidade, ainda pode ser preciso associar o procedimento ao Neck Lift, que melhora os contornos do pescoço.
Neste material, vamos te explicar melhor como é realizada cada uma destas cirurgias e quais são as características que corrige.
Boa leitura!
O que é Mini Face Lift?
O procedimento é uma variação do tradicional Face Lift, ou Ritidoplastia, a cirurgia que rejuvenesce e melhora os contornos do rosto.
Na cirurgia, ocorre um pequeno reposicionamento da pele flácida, o que melhora a aparência geral do rosto.
Além de tratar a flacidez no rosto, também suaviza os sulcos profundos do terço médio da face, entre:
- Bochecha e pálpebra inferior (olheira);
- Asa do nariz e canto da boca (bigode chinês).
Como funciona o Mini Lift Face?
O cirurgião plástico realiza uma incisão acima da costela, em ambos os lados do rosto, que pode subir um pouco para o cabelo, que se estende ao redor das orelhas até a região posterior dos cabelos.
No Lifting Facial, a incisão começa na região das costeletas, permitindo que o médico realize a dissecção (descolamento) da pele de maneira mais adequada.
Por consequência, é possível acessar o plano mais profundo para realizar correções mais de maior intensidade, para pacientes que apresentam uma flacidez generalizada no terço médio e inferior da face.
Além disso, o Lifting Facial consegue remover o excesso de pele da região da mandíbula, para corrigir a aparência de bulldog.
No Mini Lifting Face, não é possível dissecar os tecidos de forma que o cirurgião plástico tenha um bom acesso ao plano mais profundo, abaixo da musculatura.
Outra diferença importante para o procedimento tradicional é que nesta variação, os ligamentos redentores não são liberados.
Por isso, não é possível reposicionar os tecidos da região malar, para melhorar o volume das maçãs do rosto, e o jowls da mandíbula, que impacta na falta de transição do rosto para o pescoço.
O efeito lifting ocorre principalmente por causa da tração na pele, com poucos pontos de fixação.
Por isso, o procedimento é comumente realizado para corrigir uma leve flacidez na região central do rosto em pacientes mais jovens.
Vale a pena fazer Mini Face Lift?
Face Lift:
- Rejuvenesce e melhora os contornos do rosto
- Melhora a flacidez e remove o excesso de pele
- Acessa o plano mais profundo da face
- Reposiciona pele, músculos e gordura
- Resultados duradouros
Mini Face Lift:
- Melhora a flacidez da porção central do rosto
- Suaviza os sulcos profundos do terço médio da face
- Realiza tração na pele
- Resultados temporários
- Não corrige flacidez e volume em excesso
Como o procedimento não consegue não consegue reverter os sinais do envelhecimento de forma tão abrangente, atuando com foco na tração da pele, é necessário refazer o procedimento em um curto período de tempo.
A intervenção cirúrgica é menor, logo, a recuperação é mais rápida, com um desenvolvimento menor dos sintomas pós-operatórios, como inchaço e hematoma.
Além disso, como você viu acima, o mini lifting de face não melhora todos os tecidos que conferem a aparência mais velha e cansada. Portanto, não consegue promover um rejuvenescimento facial completo.
Por outro lado, isso não acontece com o Face Lift, já que corrige as alterações na face de forma profunda e duradoura. Os resultados são visíveis por muitos anos.
E o procedimento ainda consegue melhorar todo o rosto, reposicionando os tecidos flácidos, como músculo e gordura, para melhorar o contorno facial.

A recuperação da cirurgia é bem tranquila, desde que o paciente siga as orientações médicas pré e pós-operatórias.
Leia mais sobre: Recuperação de cirurgia plástica no rosto.
Onde fazer Face Lift em São Paulo?
O Dr. João Carlos Pereira Filho é um cirurgião plástico especializado em procedimentos estéticos da face e do pescoço, que melhoram os contornos dessas regiões.
Atualmente, o cirurgião realiza atendimentos nas clínicas:
Pereira Medical
- Av. Ibirapuera, 1753 – 9° Andar – Indianópolis, São Paulo.
FK Clínica Médica
- Av. Pres. Juscelino Kubitschek, 1545 – Conj 117/118, Vila Nova Conceição – SP.
E as cirurgias são realizadas no Hospital Israelita Albert Einstein, no endereço: av. Albert Einstein, 627 – Morumbi – SP.
Agende uma consulta com o Dr. João Carlos Pereira Filho pelo formulário:
Conheça o Dr. João Carlos Pereira Filho

Formado em medicina com 24 anos na PUC-SP, na Faculdade de Medicina de Sorocaba, também realizou residência médica de cirurgia geral e trauma nessa mesma instituição.
Atualmente, é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), membro internacional da American Society of Plastic Surgeons (ASPS) e membro internacional da The Aesthetic Society (ASAPS).
Além disso, faz parte do corpo clínico do Hospital Israelita Albert Einstein e é responsável pela reconstrução de mama do Programa Cuidar, desta mesma instituição.
Desde janeiro de 2021, tem se dedicado de forma exclusiva às cirurgias de Face Lift, Neck Lift e Forehead Lift para melhorar os contornos das estruturas do rosto e pescoço, buscando melhorar toda a estética e beleza dessas regiões.
Essa dedicação é representada pelas viagens frequentes em busca de conhecimento, seja visitando os cirurgiões que são referências nessas áreas, seja em dissecções, cursos, congressos e encontros internacionais e nacionais.
Conheça mais sobre seu trabalho no perfil do Instagram @drjoaocarlospereiraf e do Youtube Dr. João Carlos Pereira Filho.
