A papada é um dos sinais do envelhecimento causada pelas alterações que ocorrem nas estruturas da face e do pescoço. Mas também pode surgir devido ao acúmulo de gordura, em casos de sobrepeso, ou excesso de pele, em casos de herança genética.
Independente de sua natureza, ela pode causar incômodo nas pessoas, tanto em homens quanto mulheres, porque origina o chamado “queixo duplo”. E essa característica envelhece a face, já que prejudica a linha da mandíbula e o contorno natural do pescoço.
Neste texto, você vai entender como acabar com a papada com o procedimento mais adequado.
Boa leitura!
Como diminuir a papada: entenda qual é sua origem
Naturalmente, a papada existe para possibilitar a abertura bucal e a mobilidade cervical. Contudo, quando encontrada em excesso significa que existe um excesso de volume de determinadas estruturas na região do pescoço, que pode ser influenciada por predisposição genética ou alterações pelos efeitos do envelhecimento.
E, ao contrário do que muitos pensam, não se trata apenas do acúmulo de gordura superficial. Caso essa fosse a origem da papada, pessoas magras não sofreriam com o volume na região.
Quando não está relacionada ao sobrepeso, a papada é associada à perda de elasticidade do tecido conjuntivo subcutâneo, que fica abaixo da derme (hipoderme), isto é, dos tecidos moles do pescoço, como músculos e ligamentos.
Por isso, para eliminar a papada, é necessário remover não só o excesso de gordura superficial, como também a profunda, além de partes de músculos e glândulas.
Como tirar papada? Conheça o Neck Lift
Ao pensar em como tirar a papada, algumas pessoas podem pensar na lipoaspiração de papada, mas este procedimento não é o mais indicado, pois apenas retira a gordura superficial da região, sem considerar a anatomia do pescoço.
Por isso, o ideal é realizar a cirurgia Neck Lift, ou cirurgia do pescoço, que entrega um resultado mais perceptível, natural e duradouro.

Como é o procedimento?
A cirurgia, também conhecida como lifting de pescoço, lifting cervical ou cervicoplastia, é um procedimento estético realizado para rejuvenescer o aspecto da região e melhorar os contornos do pescoço.
O procedimento consiste em esvaziar as estruturas em excesso, além de ajustar a musculatura da região e reacomodar a pele, para promover uma transição mais marcada do rosto para o pescoço, ressaltando os contornos naturais.
Isso ocorre por meio de uma incisão abaixo no queixo, de aproximadamente 3 cm, e uma dissecção subcutânea ampla de toda região cervical.
Dessa forma, o cirurgião plástico consegue acessar o plano mais profundo (subplatismal) e realizar o esvaziamento do excesso das estruturas que causam o volume, como:
- Gordura subplatismal (gordura profunda);
- Glândulas submandibulares (uma das glândulas salivares)
- Músculos digástricos (pequeno músculo localizado no compartimento anterior do pescoço).
Antes de finalizar a cirurgia, drenos são posicionados e o músculo platisma (músculo superficial do pescoço) é ajustado e fechado, assim como a incisão.
Além da cirurgia em si, é recomendado o uso complementar de lasers para melhorar a textura da pele. Aliás, o Neck Lift pode ser realizado de forma isolada ou em conjunto com o Face Lift, para promover um rejuvenescimento completo da face e do pescoço.
Confira uma foto do antes e depois da cirurgia de pescoço para retirar a papada, associada a outros procedimentos, realizada pelo Dr. João Carlos Pereira Filho, cirurgião plástico especializado em procedimentos estéticos da face e do pescoço:

Quem pode realizar o procedimento?
Qualquer pessoa saudável que não fume, que não tenha problemas de cicatrização ou outras condições proibitivas – que são avaliadas e informadas pelo cirurgião plástico – pode realizar a cirurgia da papada.
A cirurgia também é indicada para pacientes com até 50 anos e que não tenham uma flacidez excessiva no pescoço, que atrapalhe o contorno da mandíbula.
Fora isso, qualquer pessoa que esteja incomodada com a aparência do pescoço devido ao grande volume, pode realizar o Neck Lift. Inclusive, quem já realizou outros tratamentos para diminuir a papada e ficou insatisfeito com o resultado.
Como é a recuperação?
Após a cirurgia, são aplicados curativos compressivos na área do pescoço, juntamente a pequenos drenos, para prevenir o acúmulo de fluidos.
Depois, o paciente deve tomar alguns cuidados, especialmente em relação a esforço físico e mobilidade cervical, para evitar qualquer complicação na recuperação da região. Confira abaixo:
- Evitar a exposição solar: pode pigmentar as equimoses e machucar ainda mais a área do laser;
- Evitar dobrar o pescoço: pode deixar o pescoço marcado;
- Evitar alimentos ácidos, muito salgados, muito doces e difíceis de mastigar: pode aumentar a produção salivar;
- Evitar esforços que aumentem a pressão sanguínea e a frequência cardíaca: aumenta o edema, as chances de sangramento e hematomas;
- Evitar movimentos e expressões faciais amplas e forçadas: favorece a cicatrização dos tecidos profundos;
- Evitar o calor: favorece o edema;
- Realizar compressas úmidas e geladas em toda região central do rosto: ajuda na reabsorção do edema e das equimoses;
- Beber bastante água: ajuda na regressão do edema e na cicatrização;
- Limpar bem todas as incisões (com água e sabonete no momento do banho): previne infecções e favorece a cicatrização;
- Dormir sem travesseiros ou com algum bem baixo, para manter o pescoço na posição neutra;
- Manter a área do laser bem hidratada, caso seja realizado juntamente a cirurgia de papada, com os produtos indicados pelo cirurgião plástico.
No quesito dor, o pós-operatório é bem tolerável, mas, se o paciente desejar algum medicamento para ficar mais confortável, o cirurgião plástico pode prescrever.
Conheça o Dr. João Carlos Pereira Filho

Atualmente, o Dr. João Carlos é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), membro internacional da American Society of Plastics Surgeons (ASPS) e membro internacional da The Aesthetic Society (ASAPS).
Além disso, faz parte do corpo clínico do Hospital Israelita Albert Einstein e é responsável pela reconstrução de mama do Programa Cuidar, desta mesma instituição.
Desde janeiro de 2021, tem se dedicado de forma exclusiva às cirurgias de Face Lift, Neck Lift, Brow Lift e Lip Lift para melhorar os contornos das estruturas do rosto e pescoço, buscando melhorar toda a estética e beleza dessas regiões.
Essa dedicação é representada pelas viagens frequentes em busca de conhecimento, seja visitando os cirurgiões que são referências nessas áreas, seja em dissecções, cursos, congressos e encontros internacionais e nacionais.
Conheça mais sobre seu trabalho no perfil do Instagram @drjoaocarlospereiraf e do Youtube Dr. João Carlos Pereira Filho ou agende uma consulta.