Cirurgia Íntima

Agende sua consulta

Cirurgias na região Íntima

A cirurgia na região íntima inclui  um conjunto de procedimentos cirúrgicos realizados para corrigir questões estéticas, funcionais ou de bem-estar relacionados à região genital. 

Na mulher, as cirurgias íntimas podem ser:

  • Cirurgia para rejuvenescimento vaginal 
  • Cirurgia para redução do monte púbico 
  • Cirurgia para aumento dos grandes lábios 
  • Cirurgia para redução do capuz do clitóris 
  • Cirurgia para redução dos pequenos lábios

Cirurgia para rejuvenescimento vaginal

O objetivo dessa cirurgia é rejuvenescer a região genital da mulher ou mudar alguns aspectos que podem prejudicar sua autoestima. É possível aumentar os grandes lábios, reduzir os pequenos lábios, reduzir o clitóris, diminuir o tamanho do capuz que recobre o clitóris, emagrecer a região do púbis, entre outros. 

Após o parto normal, algumas mulheres apresentam excesso de flacidez na região da vagina, o que resulta em perda do tônus vaginal, disfunção sexual e, até mesmo, queda de tampões dessa região. 

Esses sintomas são consequência da força exercida pela passagem do bebê durante o trabalho de parto, que causa separação e estiramento da musculatura pélvica. O rejuvenescimento vaginal envolve tanto a reaproximação da musculatura quanto tratamentos não invasivos para deixar a região mais justa.

Quem é uma boa candidata?

  • Mulheres com queixas relacionadas à separação dos músculos da região pélvica, assim como sintomas relacionados à flacidez vaginal e perda de sensibilidade durante o ato sexual.

O procedimento

O objetivo é reaproximar a musculatura vaginal e aumentar o tônus dos tecidos moles da região. A aproximação da musculatura vaginal é feita por meio de suturas e, às vezes, é complementada por uma ressecção em cunha da mucosa excedente.

Associado ao procedimento, pode ser realizado enxerto de gordura para que pontos específicos da vagina tenham maior volume, ajudando no ajuste dessa região e promovendo mais sensibilidade durante o ato sexual. 

Em conjunto à cirurgia, podem ser feitos tratamentos não invasivos, como lasers, para estímulo de colágeno na mucosa vaginal.

A recuperação

O resultado é evidente logo após a cirurgia, mesmo com o inchaço, que diminui ao longo das semanas. A paciente deve usar analgésicos para dor, bolsas geladas para o controle do inchaço e antibióticos para prevenir infecções.  

É recomendado que a paciente se afaste das atividades diárias de 3 a 7 dias, sendo permitido o retorno às atividades sexuais entre 6 a 8 semanas. Pode ser necessário o uso de absorvente interno.

Cirurgia para redução do monte púbico

A cirurgia de redução do monte púbico é um procedimento cirúrgico que visa diminuir o volume e remodelar a região do monte de Vênus, que é a área acima dos genitais, coberta por tecido adiposo, e pode variar de tamanho em cada mulher.

Quem é uma boa candidata?

  • Mulheres com queixas relacionadas ao volume aumentado de gordura ou flacidez na região do púbis.

O procedimento

Para esse procedimento é realizada a lipoaspiração da região púbica, com duas pequenas incisões de 4mm nas regiões inguinais. Se houver flacidez, é feita a ressecção de tecido, com a suspensão do tecido caído por meio da cicatriz da cesárea.

A recuperação

Após a cirurgia, é comum experimentar algum inchaço, hematomas e desconforto na região. O médico pode recomendar o uso de compressas frias e analgésicos para aliviar esses sintomas temporários. 

É importante seguir as instruções pós-operatórias, incluindo repouso de 3 a 7 dias e evitar atividades físicas intensas. As atividades sexuais podem ser retomadas entre 2 a 4 semanas.

Cirurgia para aumento dos grandes lábios

O objetivo desta cirurgia, como o próprio nome já diz, é aumentar o tamanho dos lábios genitais externos femininos.

Quem é uma boa candidata?

  • Mulheres com queixas relacionadas ao esvaziamento e flacidez dos grandes lábios, relacionados ao envelhecimento. 
  • Mulheres jovens não satisfeitas com o tamanho natural de sua estrutura e desejam aumentar os lábios.

O procedimento

São utilizadas técnicas que podem incluir enxertos de gordura, preenchimentos ou, até mesmo, implantes de silicone para adicionar volume aos lábios.  O método escolhido depende das características individuais da paciente, das preferências pessoais e das recomendações do cirurgião.

A recuperação

Após a cirurgia, é normal ter inchaço, sensibilidade e desconforto nos lábios durante alguns dias. O médico prescreve medicamentos para aliviar o desconforto e recomenda cuidados adequados, como o uso de bolsas geladas, para garantir uma recuperação tranquila.

A paciente deve se afastar de suas atividades diárias entre 3 a 7 dias, sendo permitido o retorno às atividades sexuais de 2 a 4 semanas.

Cirurgia para redução do capuz do clitóris

A cirurgia para redução do capuz do clitóris é um procedimento cirúrgico para redução do excesso de tecido que recobre o clitóris. Geralmente, ela é feita em conjunto com a cirurgia de redução de lábios.

Quem é uma boa candidata?

  • Mulheres que sentem desconforto ou insatisfação com o tamanho, a proeminência ou o excesso de pele do capuz do clitóris. Isso pode acontecer por razões estéticas, funcionais ou até mesmo para melhorar a sensibilidade e o prazer sexual.

O procedimento

O cirurgião plástico realiza uma incisão no excesso de pele e remove o tecido redundante, mantendo a preservação da estrutura e sensibilidade do clitóris. 

Normalmente, a cirurgia de redução do capuz é realizada em conjunto à de redução dos pequenos lábios, sendo feita por meio de uma incisão em forma de “Y”.

A recuperação

Após a cirurgia, é comum haver inchaço, sensibilidade e desconforto na região durante alguns dias. O médico pode prescrever medicamentos para aliviar o desconforto e recomendar cuidados adequados para uma melhor recuperação.

A paciente deve se afastar de suas atividades diárias entre 3 a 7 dias, sendo permitido o retorno às atividades sexuais de 6 a 8 semanas.

Cirurgia para redução dos pequenos lábios

A cirurgia para redução dos pequenos lábios é um procedimento cirúrgico feito para reduzir o tamanho, o volume ou a assimetria dos pequenos lábios vaginais. 

Os pequenos lábios são as dobras de tecido que ficam dentro dos grandes lábios e rodeiam a entrada da vagina.

Quem é uma boa candidata?

  • Mulheres que sentem desconforto físico, emocional ou estético devido ao tamanho ou formato dos pequenos lábios. 
  • Mulheres que, pelo tamanho excessivo dos pequenos lábios, sintam desconforto durante a atividade física, relações sexuais ou uso de roupas justas.

O procedimento

O cirurgião plástico realiza incisões precisas para remover o excesso de tecido e remodelar os lábios.

A recuperação

Nos primeiros dias depois da cirurgia é normal sentir inchaço, sensibilidade e desconforto na região genital. Porém, o cirurgião prescreve medicamentos e indica o uso de bolsa gelada no local.

A indicação médica prevê que a paciente se afaste de suas atividades diárias entre 3 a 7 dias, sendo permitido o retorno às atividades sexuais de 6 a 8 semanas.