Mentoplastia

Cirurgia do Queixo
Agende sua consulta
JCPF_Mentoplastia_GS2

O Tratamento

JCPF_Mentoplastia_tratamento_GS2

A Mentoplastia, ou cirurgia do queixo, é um procedimento estético realizado na região do queixo, que pode envolver a redução, aumento ou reposicionamento do queixo para melhorar a harmonia facial e o perfil do paciente.

Em cirurgias de aumento de projeção ou comprimento vertical, pode-se avançar o queixo através de osteotomias ou pode ser utilizado algum material de aumento com o Silicone e o Porex.

A cirurgia do queixo é frequentemente realizada em conjunto com outras intervenções faciais, como Face e Neck Lift, para alcançar uma aparência facial equilibrada e proporcional. 

Quem é um bom candidato?

Pacientes saudáveis, sem condições adversas à cicatrização, não fumantes e que não possuam condições proibitivas à cirurgia;
Pacientes que apresentem alterações na proporção facial devido ao terço inferior, podendo ser mais longo ou mais curto, mais para frente ou mais para trás, mais estreito ou mais largo;
Os pacientes devem ter uma boa oclusão dentária, ou seja, não podem ter grandes alterações na mordida, pois essa cirurgia não muda esse aspecto;
Pacientes que roncam e possuem uma respiração noturna ruim podem se beneficiar com o avanço do queixo, pois, dependendo da técnica, é possível trazer a língua mais para frente, melhorando a passagem do ar.

O Procedimento

No avanço de mento, é realizada uma incisão por dentro da boca no sulco gengival inferior, para permitir o acesso ao osso. Após exposição adequada, realiza-se a osteotomia da porção mais caudal até que a liberação desejada seja obtida. Na sequência, o avanço é realizado e o retalho ósseo é fixado com miniplacas e parafusos.

Na cirurgia com implantes, é feita uma incisão logo abaixo do queixo (mesma incisão do Neck Lift). Através desta incisão, o implante é inserido, posicionado e fixado na posição desejada. 

Ambas as técnicas podem ser associadas ao face e neck lift, porque atuam de forma sinérgica na definição do pescoço e da linha mandibular.

O objetivo dessa cirurgia é a melhorar a proporção do perfil do paciente, seja para um aumento de mento, seja para uma redução do mento. De forma complementar, ajudar no suporte das estruturas da face e do pescoço para uma melhor definição dos contornos.

A Recuperação

Tanto a cirurgia óssea quanto a cirurgia com implantes proporcionam uma recuperação tranquila, com pouca dor e inchaço durante o período pós-operatório. 

Quando a incisão é feita dentro da boca, é recomendado que o paciente siga uma dieta pastosa durante uma semana para promover uma cicatrização adequada da incisão. A higiene habitual deve ser feita de forma cuidadosa para que não machuque o corte. Além disso, é indicado que faça bochecho com antisséptico bucal.

Os resultados costumam ser visíveis logo após a cirurgia e com a proporção da face mais harmoniosa já nos primeiros dias.

Durante o período pós-operatório: 

  • Evitar a exposição solar – pode pigmentar as equimoses e cicatrizes;
  • Evitar esforços que aumentem a pressão sanguínea e a frequência cardíaca – aumenta o edema, as chances de sangramento e hematomas;
  • Evitar movimentos e expressões faciais amplas e forçadas – favorece a cicatrização dos tecidos profundos;
  • Evitar o calor – favorece o edema;
  • Realizar compressas úmidas e geladas em toda região central do rosto – ajuda na reabsorção do edema e das equimoses;
  • Beber bastante água – ajuda na regressão do edema e na cicatrização;
  • Limpar bem todas as incisões (com água e sabonete no momento do banho) – previne infecções e favorece a cicatrização;
  • Quando associado ao face e neck lift: Dormir sem travesseiros ou com algum bem baixo, para manter o pescoço na posição neutra.
Agende sua consulta

Evolução e Resultados

Confira a galeria de fotos com resultados