O Tratamento

A Otoplastia, também conhecida como cirurgia das orelhas,  é um procedimento cirúrgico estético que visa corrigir o formato e a posição das orelhas. Geralmente, essa cirurgia é realizada para tratar orelhas proeminentes, popularmente chamadas de “orelhas de abano”. 

Essa cirurgia também pode corrigir deformidades congênitas ou adquiridas das orelhas, como a ausência de uma orelha ou perda de substância devido a traumas.

Para quem Se destina:

A Otoplastia é normalmente procurada por crianças e adolescentes que desejam corrigir suas orelhas proeminentes, uma vez que a cirurgia pode ser realizada a partir dos 6 anos de idade, quando as cartilagens já estão mais maduras.

No entanto, adultos também podem se submeter ao procedimento se desejarem corrigir deformidades ou insatisfações estéticas.

Quem é um bom candidato?

O Procedimento

A reconstrução da orelha pode variar desde a reparação do furo do brinco até a reconstrução total da orelha. Para a reconstrução do lóbulo, são empregadas diversas técnicas para diminuir e fechar o orifício, normalmente exigindo apenas anestesia local. 

Já a reconstrução da orelha por perda parcial ou total envolve um procedimento mais complexo, que pode exigir a retirada de cartilagem da costela para devolver o formato e a aparência natural da orelha.

A Recuperação

Após a cirurgia, é colocado um curativo que envolve as orelhas e a cabeça, mantendo-as em sua nova posição e as protegendo de qualquer movimento ou contato que possa afetar o resultado cirúrgico. Após alguns dias, o curativo é substituído por uma faixa confortável. 

Durante um período de repouso de 10 a 14 dias, é recomendado manter a cabeça elevada. Nesse intervalo, os pontos serão removidos e o paciente pronto para retornar ao trabalho ou à escola. 

Logo após a cirurgia, já é possível observar os resultados com uma notável diminuição da projeção da orelha e uma melhora significativa em seu formato, mesmo com o inchaço e as equimoses iniciais.

Agende sua consulta