A cirurgia de ritidoplastia, Face Lift ou Lifting facial, é um procedimento que visa melhorar os contornos do rosto, o que promove o rejuvenescimento facial.
Ele consiste no reposicionamento das estruturas flácidas e caídas, que causam a aparência cansada, entristecida e envelhecida nas pessoas, para uma posição mais superior e lateral.
Esta cirurgia promove resultados duradouros e respeita as características faciais dos pacientes, para que não haja a sensação de uma aparência artificial.
Isso só é possível porque na ritidoplastia, o cirurgião plástico realiza as intervenções apenas nas estruturas que sofreram alterações com o envelhecimento, de forma que não restrinjam os movimentos faciais.
Então, para não restar dúvidas, neste conteúdo vamos explicar o que é ritidoplastia, como é feita, quais são os cuidados e onde você pode realizar a cirurgia.
Ritidoplastia: o que é?

É uma cirurgia que promove uma aparência natural e rejuvenescida do paciente, ao remover o excesso de pele e suspender as estruturas flácidas.
Portanto, ela pode ser realizada para melhorar:
- A flacidez na região central do rosto, que causa um aspecto caído e cansado;
- Os sulcos profundos que se formam entre a bochecha e a pálpebra inferior, conhecidos como “olheiras”;
- Os sulcos pronunciados entre a asa do nariz e o canto da boca, chamados de “bigode chinês”;
- Os sulcos marcados entre o canto da boca e a mandíbula e o queixo, que geram o efeito de “boca de marionete”;
- A perda de volume nas maçãs do rosto, que contribui para um aspecto mais envelhecido;
- A falta de definição e contorno da mandíbula;
- O excesso de pele e a hipertrofia das bochechas, causando o “efeito bulldog”.
Além disso, para promover um rejuvenescimento completo e harmonioso de todas as estruturas da face, o paciente pode realizar a ritidoplastia com a blefaroplastia, Neck Lift, Temporal Lift ou Forehead Lift.

Ritidoplastia: como é feita?
Para realizar a cirurgia, é necessário aplicar anestesia local com sedação ou anestesia geral no paciente.
Depois, o cirurgião plástico segue com o procedimento com a incisão da região das costeletas, em ambos os lados.
Os cortes permite que a dissecção da pele e do tecido subcutâneo, para que seja possível acessar o plano mais profundo, abaixo da musculatura, chamado de SMAS (Sistema Muscular Aponeurótico Superficial, ou The superficial musculoaponeurotic system, em inglês).
Com isso, é possível liberar os ligamentos retentores da face e reposicionar os tecidos em uma posição mais adequada, que rejuvenesça e devolva os contornos faciais.
Além disso, remove-se o excesso de pele, aparando-o de acordo com as características faciais do paciente.
Após o fechamento das incisões, o cirurgião plástico introduz pequenos drenos, para evitar o acúmulo de líquidos, e curativos compressivos.
Ritidoplastia: antes e depois
Após o desinchaço, é possível perceber os resultados da cirurgia, com a suspensão dos tecidos e sulcos menos marcados.
Veja fotos de antes e depois da ritidoplastia, de pacientes do cirurgião plástico Dr. João Carlos Pereira Filho:

Nas fotos à direita, pode-se perceber a melhora dos contornos faciais, com uma transição mais definida entre o rosto e o pescoço e pele mais firme.
Ritidoplastia: pós-operatório
Para garantir que o procedimento alcance o resultado esperado e evitar efeitos colaterais, é necessário que o paciente siga alguns cuidados.
Veja o que você deve evitar:
- Exposição solar e o calor, para que as equimoses não pigmentem e surjam edemas, respectivamente;
- Dobrar o pescoço, para que não fique marcado;
- Ingerir alimentos ácidos, muito salgados, muito doces e difíceis de mastigar, porque aumentam a produção salivar e, por consequência, a deglutição, o que aumente o esforço dos músculos na região;
- Esforços que aumentem a pressão sanguínea e a frequência cardíaca, porque aumenta o edema e as chances de sangramento e hematomas;
- Movimentos e expressões faciais amplas e forçadas, para favorecer a cicatrização dos tecidos profundos.
- Higienização dos cabelos, que deve ser feita somente após 24 horas, de acordo com The Aesthetic Society, para causar mais sensibilidade ou comprometer a cicatrização.
Agora, veja o que fazer após a ritidoplastia:
- Compressas úmidas e geladas em toda região central do rosto, para ajudar na reabsorção do edema e das equimoses;
- Ingestão de bastante água, porque auxilia na regressão do edema e na melhora da cicatrização;
- Limpeza das incisões, com água e sabonete no momento do banho, porque previne infecções e favorece a cicatrização;
- Dormir sem travesseiros ou com algum bem baixo, para manter o pescoço na posição neutra.
Ritidoplastia: tempo de recuperação
O pós-operatório costuma ser bem tolerável em relação à dor e ao desconforto, e os sintomas começam a desaparecer após algumas semanas.

Ritidoplastia: preço envolve diversos custos
O preço da cirurgia de ritidoplastia envolve custos com honorários do cirurgião plástico, que reflete sua experiência e qualificação, materiais para o procedimento e internação no hospital.
Além disso, a região, a quantidade de consultas e a realização de cirurgias complementares influenciam no valor final do procedimento.
Ritidoplastia: cicatriz fica quase imperceptível
As incisões da cirurgia são realizadas em um local menos visível, na extensão ao redor da orelha e da região posterior dos cabelos.
Por isso, após a recuperação, a cicatriz da ritidoplastia fica praticamente imperceptível, já que está camuflada. Se o paciente seguir todas as orientações do pós-operatório, há chances mínimas de ficar marcada na pele.
No entanto, é importante entender que as cicatrizes costumam ficar avermelhadas nas semanas seguintes após o procedimento. A cor e a elevação melhoram após alguns meses, sendo que a cicatrização total pode levar até 1 ano.
Onde fazer ritidoplastia em São Paulo?
O Dr. João Carlos Pereira Filho é um cirurgião plástico especializado em procedimentos estéticos da face e do pescoço, com o objetivo de rejuvenescer e melhorar os contornos da região.
Atualmente, o cirurgião realiza atendimentos nas clínicas:
Pereira Medical
- Av. Ibirapuera, 1753 – 9° Andar – Indianópolis, São Paulo.
FK Clínica Médica
- Av. Pres. Juscelino Kubitschek, 1545 – Conj 117/118, Vila Nova Conceição – SP.
E as cirurgias são realizadas no Hospital Israelita Albert Einstein, no endereço: Av. Albert Einstein, 627 – Morumbi – SP.
Agende uma consulta com o Dr. João Carlos Pereira Filho pelo formulário:
Conheça o Dr. João Carlos Pereira Filho

Formado em medicina com 24 anos na PUC-SP, na Faculdade de Medicina de Sorocaba, também realizou residência médica de cirurgia geral e trauma nessa mesma instituição.
Atualmente, é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), membro internacional da American Society of Plastic Surgeons (ASPS) e membro internacional da The Aesthetic Society (ASAPS).
Além disso, faz parte do corpo clínico do Hospital Israelita Albert Einstein e é responsável pela reconstrução de mama do Programa Cuidar, desta mesma instituição.
Desde janeiro de 2021, tem se dedicado de forma exclusiva às cirurgias de Face Lift, Neck Lift, Brow Lift e Lip Lift para melhorar os contornos das estruturas do rosto e pescoço, buscando melhorar toda a estética e beleza dessas regiões.
Essa dedicação é representada pelas viagens frequentes em busca de conhecimento, seja visitando os cirurgiões que são referências nessas áreas, seja em dissecções, cursos, congressos e encontros internacionais e nacionais.
Conheça mais sobre seu trabalho no perfil do Instagram @drjoaocarlospereiraf e do Youtube Dr. João Carlos Pereira Filho.
