O rosto caído, também conhecido por derretimento ou ptose facial, é uma característica comum em pessoas mais velhas.
Apesar de não haver distinção de gênero, costuma acometer primeiro as mulheres, porque elas possuem um percentual de gordura maior do que os homens, que é perdido durante o processo de envelhecimento.
Continue lendo para aprender como levantar o rosto caído e os tratamentos mais indicados. Acompanhe!
O que causa pele do rosto caída?
Conforme o avanço do envelhecimento, é comum as pessoas terem a percepção de que seu rosto está derretendo. Isso ocorre porque as estruturas anatômicas da face estão sofrendo alterações.
Entre elas, podemos citar:
Frouxidão dos ligamentos;
Perda de colágeno e elasticidade da pele;
Diminuição da espessura da pele;
Enfraquecimento muscular;
Perda de gordura nos compartimentos;
Reabsorção do tecido ósseo.
Essas alterações diminuem o volume no rosto, ao mesmo tempo em que os tecidos não conseguem resistir à ação da gravidade.
Com isso, as estruturas não conseguem se sustentar e sofrem uma queda, ocupando uma posição mais abaixo na face, o que causa o derretimento facial.
Se você percebeu que possui um lado do rosto mais caído que o outro, muito provavelmente, possui uma assimetria facial.
Esta pode ser causada por fatores genéticos, que podem acentuar-se com o processo de envelhecimento, ou exposição solar excessiva sem proteção, que acelera o envelhecimento facial.
Rosto caído: como levantar?
Para corrigir as alterações do envelhecimento e as assimetrias, é necessário intervir de forma profunda nas estruturas da face, para proporcionar um resultado duradouro.
E a forma mais eficiente de fazê-lo é por meio de procedimentos cirúrgicos, que podem ser realizados em conjunto ou separadamente.
Conheça as opções de cirurgia (tratamento) para rosto caído:
Face Lift
A ritidoplastia, como também é chamada, é a cirurgia da face que melhora o contorno facial, o que promove o rejuvenescimento facial.
O procedimento consiste no levantamento das estruturas flácidas e caídas, como músculos, compartimentos de gordura e pele, para uma posição mais superior e lateral.
Essa ação respeita as características faciais, além da amplitude dos movimentos musculares, para evitar um resultado esticado e artificial.
Pelo Face Lift, o paciente consegue um resultado natural, com contornos mais definidos e sulcos menos aparentes, revertendo, assim, a sensação da aparência de rosto caído.
Veja todas as estruturas e características que a cirurgia corrige:
A flacidez no terço médio da face;
O sulco profundo entre a bochecha e a pálpebra inferior (olheira);
O sulco profundo entre a asa do nariz e o canto da boca (bigode chinês);
O sulco profundo entre o canto da boca e mandíbula/queixo (marionete);
Perda do volume malar (maçã do rosto);
Falta de definição da mandíbula;
Redundância e hipertrofia do jowls (bulldog).
Comumente, o Face Lift é realizado em conjunto do Neck Lift, que promove um pescoço mais magro, definido e rejuvenescido.
Também conhecido como lifting de sobrancelhas, a cirurgia promove o rejuvenescimento do terço superior da face.
A elevação dessas estruturas é realizada em bloco, sobrancelhas, testa e têmporas, para corrigir a aparência de cansaço, braveza ou seriedade do olho.
Além de reverter a queda dessas estruturas, o Forehead Lift também minimiza as linhas de expressão na testa, o que promove um olhar mais descansado e atraente.
Veja todas as correções que o procedimento realiza:
Sobrancelhas, testa e região temporal caídas;
Excesso de rugas na região da testa;
Mudança no formato e aspecto de suas sobrancelhas;
Expressão cansada, olhar caído e aparência brava.
Durante o procedimento, também é possível associar à blefaroplastia, isto é, a cirurgia das pálpebras.
Ela remove o excesso de tecidos e reposiciona as estruturas flácidas, para promover um olhar mais aberto e jovem.
Temporal Lift
Conhecido popularmente como Fox Eyes, a cirurgia eleva toda região lateral do olhar, o que inclui a cauda das sobrancelhas e a região temporal.
O procedimento reposiciona os tecidos flácidos das têmporas e retifica a cauda das sobrancelhas, para que fiquem menos arqueadas e caídas.
Com isso, o olhar adquire uma aparência mais atraente e levantada, com menos flacidez e linhas ao redor dos olhos.
Veja tudo o que lifting temporal melhora:
Cauda de sobrancelhas caídas (olhar triste);
Capuz temporal (dobra de pele lateral ao olho);
Formato e aspecto de suas sobrancelhas (porção lateral caída);
Expressão cansada e olhar triste.
Para promover um rejuvenescimento completo, associa-se esta cirurgia à blefaroplastia, ao Forehead Lift ou ao Face Lift, dependendo da necessidade do paciente.
Lip Lift
Também conhecido como lifting labial, o procedimento encurta a distância entre o lábio superior e a base do nariz, que é responsável por causar a aparência envelhecida e caída.
Além disso, a cirurgia promove a eversão do lábio superior, isto é, faz com que ele fique mais proeminente e exposto, criando um aspecto mais jovem e atraente.
Veja quais características podem ser corrigidas com o Lip Lift:
Lábio superior longo;
Falta de exposição dos dentes incisivos superiores;
Alongamento e a inversão do lábio superior ao longo dos anos.
No mesmo procedimento, é possível realizar outras cirurgias faciais para promover um resultado mais harmonioso, como o Face Lift, o Neck Lift e até a mentoplastia.
Esta é a cirurgia do queixo, reposicionar o mento, alterar seu formato e tamanho ou mudar sua projeção, de acordo com a necessidade do paciente.
O Dr. João Carlos Pereira Filho é um cirurgião plástico especializado em procedimentos estéticos da face e do pescoço, com o objetivo de rejuvenescer e melhorar os contornos da região.
Atualmente, o cirurgião realiza atendimentos nas clínicas:
Pereira Medical
Av. Ibirapuera, 1753 – 9° Andar – Indianópolis, São Paulo.
FK Clínica Médica
Av. Pres. Juscelino Kubitschek, 1545 – Conj 117/118, Vila Nova Conceição – SP.
E as cirurgias são realizadas no Hospital Israelita Albert Einstein, no endereço: av. Albert Einstein, 627 – Morumbi – SP.
Agende uma consulta com o Dr. João Carlos Pereira Filho pelo formulário:
Conheça o Dr. João Carlos Pereira Filho
Formado em medicina com 24 anos na PUC-SP, na Faculdade de Medicina de Sorocaba, também realizou residência médica de cirurgia geral e trauma nessa mesma instituição.
Além disso, faz parte do corpo clínico do Hospital Israelita Albert Einstein e é responsável pela reconstrução de mama do Programa Cuidar, desta mesma instituição.
Desde janeiro de 2021, tem se dedicado de forma exclusiva às cirurgias deFace Lift, Neck Lift, Forehead Lift para melhorar os contornos das estruturas do rosto e pescoço, buscando melhorar toda a estética e beleza dessas regiões.
Essa dedicação é representada pelas viagens frequentes em busca de conhecimento, seja visitando os cirurgiões que são referências nessas áreas, seja em dissecções, cursos, congressos e encontros internacionais e nacionais.